sexta-feira, novembro 27, 2020

Cabrobó/Belém do São Francisco: Os filhos da Paz na política sertaneja


O sertão de Pernambuco e em especial os municípios de Cabrobó e de Belém do São Francisco, continua servindo ao País e sendo exemplo para a construção de uma sociedade cada vez mais pacifica. Os dois municípios um dia foram destaques nos telejornais das principais redes de televisão do Brasil, tudo por conta de conflitos envolvendo as famílias Russo; Bem Vindo; Araquan; Claudio e Nogueira.

Nos anos 90 o conflito entre várias famílias deixou um saldo devastador com mais de 100 mortos em Cabrobó e Belém do São Francisco, municípios do Sertão de Pernambuco. A desavença entre essas famílias teve fim no ano de 1999, quando foi feito um pacto de paz entre os representantes das famílias envolvidas no conflito: Russo, Araquan, Nogueira, Claudio e Benvindo, com apoio de instituições governamentais.

Integrantes de todas as famílias envolvidas no conflito resolveram se sentar na mesma mesa, Barná Russo; Rogerio Carlos Araquan; Pompeu de Claudio; Joselito Nogueira e José Neto Bem Vindo, deram inicio ao diálogo e motivados pelo desejo da convivência sem o sofrimento da perda de um ente querido, juntos construíram o processo de paz que até hoje é celebrado servindo de exemplo para as futuras gerações.

O resultado desse processo de paz é que cada uma dessas famílias tem hoje representantes na política local, demonstração clara e inequívoca de que vale a pena acreditar no diálogo. As cinco famílias que já estiveram em confronto armado, agora estão divergindo em temas onde o maior beneficiado será sempre a sociedade. E quando convergindo em qualquer que seja o tema, a sociedade mais uma vez é prioridade absoluta.

Cabrobó

Foram eleitos em 15 de novembro dois netos de Dona Inês Russo, simplesmente a primeira mulher a disputar uma eleição majoritária de Cabrobó (1976). Dr. Lucas Novaes foi eleito vice-prefeito com apenas 33 anos de idade, um herdeiro da paz que luta incansavelmente para ajudar a salvar vidas. Rony Russo, foi eleito com apenas 27 anos de idade foi eleito vereador com expressiva votação de 764 votos. Ainda em Cabrobó foi eleito Paulo Gonçalves que é representante da família Claudio, com 945 votos o mesmo retorna a câmara municipal de Cabrobó.

Belém do São Francisco

Foi eleito na cidade dos primeiros bonecos gigantes do Brasil, 1 representante de cada uma das três famílias que estiveram envolvidas no conflito. O jovem Junior de Vavá Araquan, aos 24 anos de idade foi o segundo mais votado com 620 votos. Também Marcela Nogueira Magalhães, a mesma foi eleita com 424 votos. Ainda em Belém do São Francisco foi eleito o senhor Leozão Bem Vindo, aos 61 anos de idade vai colocar sua experiência a serviço do povo belemita.

Portanto, tanto em Cabrobó, quanto em Belém do São Francisco, a Paz mais uma vez é a grande vencedora.

Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário