domingo, novembro 03, 2019

Petrolândia: Homenagens no dia de Finados leva intenso movimento ao Cemitério Municipal




Como é tradição, no dia 2 de novembro, data dedicada à celebração da memória dos Finados. houve intensa movimentação no Cemitério Municipal São Francisco, em Petrolândia. Desde o início da manhã, familiares se dirigiram ao campo santo para homenagear, com velas, flores e zelo nos jazigos, os saudosos entes queridos. 

Em frente ao cemitério, muitas tendas e barracas colocavam à disposição dos visitantes o essencial para a visita. Velas, flores e coroas de flores estavam na lista de produtos à venda. Carrinhos de picolés, ambulantes com isopores e barraquinhas de lanches também ajudaram o público a enfrentar o sol forte. 

Como também já é tradição, empresas de planos funerários instalaram seus estandes e ofereceram serviços aos visitantes. A Rede SAF, com unidade inaugurada este ano em Petrolândia, ofereceu assentos, água e distribuiu flores, gratuitamente. Aferição da pressão arterial também esteve disponível para os visitantes. 

No interior do cemitério, membros da Pastoral da Esperança, grupo da Paróquia São Francisco de Assis, estiveram presentes para levar conforto espiritual aos visitantes. 

Além da intensidade da visitação e movimento do comércio, que promoveu uma renda extra para os trabalhadores, o que também chamou atenção no Cemitério Municipal foi a grande quantidade e localização das mudas de nim (neem indiano) ali plantadas. Apesar de a árvore ser famosa por destruir calçadas - já danificou várias em Petrolândia, inclusive em frente a escolas municipais -, várias mudas foram colocadas rentes ao muro e, estranhamente, junto de jazigos. Então, que se saiba, o nim, árvore não recomendada para paisagismo, agora é o único fantasma a rondar o Cemitério São Francisco, local que já deveria ter um plano de ampliação e/ou revitalização.

Em rede social, a leitora Daniela comentou matéria postada neste blog na sexta-feira (1º), com referência à ação da Prefeitura de Petrolândia para limpeza do Cemitério Público, providenciada às vésperas do dia de Finados. "Limpa só a frente, lá atrás está cheio de mato", reclamou ela.

Veja mais fotos abaixo.








Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário