terça-feira, outubro 22, 2019

Prefeito de Tacaratu assina junto a Secretarias de Desenvolvimento Social de PE termo de cooperação técnica do programa 'Olhar para as Diferenças'




Realizado esta manhã na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude no Recife junto com o secretário Sileno Guedes, o prefeito de Tacaratu José Gerson assinou o termo de cooperação do programa. "Olhar para as diferenças" tem como objetivo articular as politicas públicas voltada as crianças de 0 à 06 anos de idade com necessidades especiais: física, auditiva, intelectual, psíquica, motora entre outras.


SOBRE DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO REFERENTE AOS RECURSOS DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF.

O Prefeito do Município de Tacaratu, José Gerson da Silva, nesta sexta-feira, dia 18/10, informa com base no Alerta do Tribunal de Contas da União, publicado no dia 24 de julho de 2019, que destinar aos professores os recursos oriundos dos precatórios, não cabe a ele como gestor municipal descumprir a decisão do TCU, do dia 24 de julho de 2019, publicada com a seguinte redação: “Os Recursos dos Precatórios do Fundef não podem ser usados para pagar professores. Que os valores devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico. Acrescenta ainda que os recursos dos precatórios devem ser integralmente recolhidos à conta bancária do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, que sucedeu o Fundef, para aplicação em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública; e que as verbas oriundas dos precatórios têm caráter eventual e não podem ser empregadas para o pagamento de salários, abonos ou passivos trabalhistas e previdenciários. Caso isso ocorra, os gestores poderão ser responsabilizados por dano ao erário e descumprimento de norma legal”. Por oportuno e com este entendimento, o Prefeito José Gerson da Silva, espera que os professores entendam que ele, na qualidade de Gestor do Município, não pode ir de encontro a uma decisão de instância fiscalizadora, como é o caso do Tribunal de Contas da União, uma vez que o Alerta é decisão de Julgamento Plenário, direcionado ao país inteiro.
Ver na íntegra a decisão do Tribunal de Contas da União: https://portal.tcu.gov.br/…/recursos-dos-precatorios-do-fun…

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário