segunda-feira, outubro 28, 2019

Pernambuco promove Conferência Estadual de Assistência Social nesta terça e quarta (29 e 30)


No evento, serão deliberadas prioridades para a União e o Estado. Os pontos vão embasar a construção do Plano Estadual de Assistência Social, planejamento que vai dar curso a atuação da política em Pernambuco nos próximos quatro anos
Após o ciclo de encontros regionais da Assistência Social, eventos que reuniram em oito cidades pernambucanas profissionais municipais das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, acontece nesta terça (29) e quarta-feira (30), no Centro de Convenções, a 13º Conferência Estadual da Assistência Social. Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, o evento vai propor, avaliar, deliberar diretrizes de aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas), definindo prioridades que serão deliberadas para a União e o Governo do Estado. Os pontos vão embasar a construção do Plano Estadual, que vai direcionar a atuação da política em Pernambuco nos próximos quatro anos.

A Conferência tem a expectativa de reunir mais de 500 pessoas, entre eles 331 delegados eleitos nas Conferências Regionais, representantes do Governo e Sociedade Civil (usuários, entidades e trabalhadores), convidados e conselheiros do CEAS. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, o momento será de fortalecimento da política que, com os desmontes e cortes orçamentários, precisa construir estratégias para não pôr em risco os serviços socioassistenciais. “Com os cortes federais, está em jogo a continuação de serviços, programas e benefícios socioassistenciais e de transferência de renda que geram impactos positivos na vida de grande parte da população brasileira. Por isso, precisamos fortalecer o debate e a luta pela manutenção desta política, que é um direito constitucional da população e que tem ajudando a minimizar a pobreza e as desigualdades que existentes no país”, destaca o gestor.

No evento, será analisado o contexto atual da Assistência Social em nível nacional e, a partir das demandas específicas de cada região pernambucana, os profissionais vão discutir a política observando o cenário e as necessidades do Estado e dos municípios. Para o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, o processo de reunir e pensar de forma regional, identificando as características em cada área, vai qualificar o debate na Conferência. “Todos os delegados irão apresentar as reflexões feitas nas conferências regionais e vamos debater e refletir as demandas. Com isso, temos o grande desafio de deliberar para o Estado e a União as ações socioassistenciais para o próximo período e esperamos conseguir reafirmar a Assistência Social como uma política de direitos e de responsabilidade do poder público, e a importância da participação social como algo fundamental”, pontua

A Conferência é promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

SERVIÇO

13ª Conferência de Assistência Social de Pernambuco
Dia: 29 e 30 de outubro
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco - Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda

SDSCJ-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário