domingo, setembro 15, 2019

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 15 de setembro de 2019



Neste domingo, 15 de setembro de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra um pouco da história antiga Usina Hidrelétrica de Itaparica, primeira construção idealizada para aproveitar o potencial da cachoeira de mesmo nome, na nossa inesquecível velha Petrolândia

História
A Antiga Usina Hidrelétrica de Itaparica foi a primeira construção idealizada para aproveitar o potencial da cachoeira de mesmo nome, na velha Petrolândia, em Pernambuco. Em meados e até o final dos anos 80, moradores de vários povoados, sítios, distritos e da própria sede do município foram reassentados na "nova cidade", remanejados pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco-Chesf.


Em seguida, áreas importantes do município foram inundadas pelo Velho Chico para formar o reservatório da nova Usina Hidrelétrica de Itaparica, rebatizada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, após a morte do "Rei do Baião". Entre as perdas causadas pela inundação, incluem-se sítios arqueológicos, patrimônios históricos e culturais. O retorno ao prédio aconteceu 31 anos após a velha Petrolândia deixar de existir, a partir da transferência da sede do município, comemorada em 6 de março.

A antiga Usina é parte da história do setor energético brasileiro. Foi uma das primeiras iniciativas para aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio São Francisco. De acordo com artigo de Sandra Muccini e Sérgio Malta na Rios Eletrônica, no período anterior à criação da Chesf, as mais importantes iniciativas nesse sentido foram a Usina de Angiquinho, na atual Delmiro Gouveia, em Alagoas e a Usina Piloto de Paulo Afonso, na Bahia. A construção dessa usina seria explicada pelo fato de que, durante a década de 1940, a Companhia Agrícola e Pastoril do Rio São Francisco S.A. planejou o aproveitamento integral do Rio São Francisco, em etapas sucessivas, a partir da cachoeira de Itaparica.


Após 21 anos da inundação, no dia 18 de maio deste ano de 2019, os mergulhadores petrolandenses Samyr Oliveira, Fagner Barros e Éder Campos chegaram às ruínas submersas da antiga Usina Hidrelétrica de Itaparica. Veja imagem abaixo.


Veja abaixo imagens da Nova Petrolândia por meio das lentes do fotógrafo Pablo Silva




Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário