sábado, setembro 28, 2019

Jatobá 24 anos: É aqui que os nossos sonhos se encontram - Por Climério Lima

É preciso reconhecer que avançamos bastante nesses 24 anos em relação aos problemas que enfrentavamos na Cidade Livre.

Há vinte e quatro anos esse outdoor na entrada da Vila Jatobá dizia: JATOBÁ TEM FUTURO. Fazia parte da campanha do plebiscito pela nossa emancipação.

Jamais deixei de acreditar nessa frase, mesmo diante dos quadros difíceis que fomos nos metendo ao longo do tempo, especialmente pelas escolhas erradas que fizemos.

É preciso reconhecer que avançamos bastante nesses 24 anos em relação aos problemas que infrentavavamos na Cidade Livre. Claro que é triste o fato de não termos bancos, os correios quase não funcionarem e termos retrocedido em vários outros campos, como por exemplo a questão cultural, mas é preciso entender que um conjunto de fatores contribuíram para chegarmos aonde chegamos.

Precisamos identificar esses erros e corrigí-los porque, apesar de não parecer, nossa cidade tem jeito é muito jeito.

Porém, para encontrarmos esse jeito, é preciso EMANCIPARMOS Jatobá novamente.

Precisamos nos emancipar dos votos vendidos, dos conchavos e apoios escusos em troca de cargos, dos candidatos sem vínculo com a nossa história, dos vaidosos pelo poder, dos muitos lobos disfarçados em pele de cordeiro que vivem a nos rodear.

A tarefa não é simples, mas emancipar, há vinte e quatro anos também parecia uma montanha intransponível e os jatobaenses se juntaram e conseguiram.

É preciso despertar em cada um de nós uma energia capaz de crermos no futuro novamente, resgatar, quem sabe, a esperança dos tempos da Cidade Livre que pulsava mesmo nas grandes dificuldades.

Fui a um evento certa vez, quando estava secretário de educação e me perguntaram como Jatobá poderia se desenvolver entre as gigantes Paulo Afonso e Petrolândia? Respondi que o melhor do sanduíche está no meio e que se fizermos a coisa certa, temos potencial para dependermos o mínimo possível dessas cidades.

Contudo, enquanto a crença no futuro ainda vai surgindo tímida, nos resta dizer: Parabéns Jatobá pelos 24 anos!

Que sejamos capazes de fazer da nossa cidade tudo o que sonhamos e que seja esse o lugar no mundo onde os nossos sonhos se encontram.

Climério Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário