quarta-feira, novembro 15, 2017

Parceria entre Codevasf e Mapa vai beneficiar irrigantes com apoio à produção

Foto: Carlos Silva/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Cerca de 11 mil produtores agrícolas dos projetos públicos de irrigação mantidos pelaCompanhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão beneficiados com acordo de cooperação técnica firmado entre a empresa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Por meio da parceria será viabilizada uma série de ações de apoio aos irrigantes. O acordo foi assinado pelo ministro interino do Mapa, Eumar Novacki, e pelo presidente da Codevasf, Avelino Neiva, na segunda-feira (13), em Brasília (DF).

Segundo o acordo firmado, que tem a vigência de cinco anos, o foco são as ações prestadas pelo Mapa, especialmente no âmbito da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo. "Por meio da parceria serão realizadas ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no tocante ao apoio à produção agropecuária, além de promover a difusão de tecnologias sustentáveis de irrigação e drenagem para os agricultores localizados nas áreas de atuação da Companhia. É mais um compromisso da empresa na busca de alternativas para retomar importantes ações de apoio ao produtor", ressalta Avelino Neiva sobre os objetivos do acordo.

Outros objetivos da parceria visam fomentar o fortalecimento das organizações de produtores que atuam na gestão dos projetos públicos de irrigação da Codevasf, visando a sua autossustentabilidade; o fortalecimento das práticas do associativismo e cooperativismo tendo em vista a melhoria de processos relacionados à produção agrícola dos projetos públicos de irrigação da Companhia; instalação de Unidades Demonstrativas em atendimento ao Artigo 30 da Lei nº 12.787/2013; instalação de infraestrutura técnico operacional visando atender as metas propostas no Plano de Trabalho proposto; e apoiar os arranjos produtivos locais por meio de articulação, integração e aprendizagem, potencializando o caráter cooperativo dos pequenos produtores.

O diretor da Área de Gestão Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, afirmou que a parceria atende a uma necessidade dos irrigantes. "A parceria será fundamental para que avance o processo de modernização dos projetos públicos irrigados da Companhia, resultando em um salto de produção e produtividade para os agricultores familiares. Isso mostra a maturidade do governo em unir órgãos no objetivo do bem comum para atender a sociedade", aponta.

Participaram do ato de assinatura do acordo de cooperação o chefe de Gabinete da Presidência da Codevasf, José Augusto Nunes; secretário-executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Elton Silva Cruz, e o assessor da Presidência da Codevasf, Guilherme Gonçalves, além de representantes do Mapa.

Mais apoio à produção

O acordo entre Codevasf e Mapa marca o início da expansão de uma ação conjunta dos parceiros realizada em projetos públicos de irrigação em Pernambuco para retomada dos serviços de assistência técnica e extensão rural - fundamental para o aprimoramento e a eficiência da produção agrícola. Os trabalhos foram direcionados inicialmente aos produtores do Sistema Itaparica - conjunto de dez projetos de irrigação situados na fronteira do Submédio São Francisco entre Pernambuco e Bahia, criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga.

No começo do ano, foi iniciada a elaboração do diagnóstico situacional, com levantamento das estruturas socioprodutivas dos perímetros o que envolve, também, capacitações de produtores, visando a autogestão; implementação das técnicas voltadas às principais culturas exploradas nos projetos; manejo de solo e água e manejo de métodos mais eficientes de irrigação parcelar; e incentivo à adesão por esses métodos. Nessa etapa, participaram produtores, lideranças locais, representantes da Prefeitura de Petrolândia (PE), do Mapa e da Codevasf, além da equipe contratada para apoio à produção.

O objetivo geral dos serviços de assistência técnica e extensão rural é capacitar os produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote; conscientizar e orientar os produtores para a aplicação dos princípios das boas práticas agrícolas. Além disso, possibilita a apropriação pelos produtores de tecnologias que permitam o aumento da produtividade, agregação de valor à produção e competitividade.

As ações visam também educar os produtores para o uso racional dos recursos de água e solo, com o correto manejo da irrigação parcelar e estimular a organização dos produtores para o empreendedorismo e a agricultura familiar em moldes sustentáveis.

Projetos irrigados em números

Em 2016, cerca de 3,7 milhões de toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas, foram produzidas nos projetos públicos de irrigação administrados pela Codevasf na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Juntos, os projetos alcançaram R$ 3,2 bilhões em valor bruto de produção e geraram cerca de 289 mil empregos diretos e indiretos.

No exercício de 2016, a Codevasf investiu R$ 129,6 milhões nas ações de modernização/reabilitação da infraestrutura de uso comum dos projetos públicos de irrigação, na reabilitação e administração de projetos interesse social e no atendimento a legislação e condicionantes ambientais.

Foram executadas ações para garantir o funcionamento dos projetos públicos de irrigação que consiste na captação e distribuição de 1,1 milhão de m³ de água de irrigação e serviços de manutenção em cerca de 4 mil km de canais e tubulações, 5 mil km de drenos, 3,6 mil km de estradas e 290 estações de bombeamento.

Os projetos públicos de irrigação da Companhia localizam-se nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além daqueles que compreendem o Sistema Itaparica na Bahia e Pernambuco.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário