sábado, setembro 09, 2017

Petrolândia: Felicitações a Dr. Tony Ferraz no Dia do Médico Veterinário, comemorado neste sábado (09)

Médico Veterinário Dr. Tony Ferraz, da Agroshop Farmácia e Petshop (Foto: Assis Ramalho)

Neste sábado, 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico Veterinário ou Dia do Veterinário. Esta data celebra a importância de seu trabalho, desenvolvido por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. 

Neste dia, dedicamos nossas felicitações ao Médico Veterinário Dr. Tony Ferraz, da Agroshop Farmácia e Petshop, sediada em Petrolândia, parceira do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, e a todos os Médicos e Médicas Veterinários pela passagem da sua data comemorativa.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia (estimação). A Medicina Veterinária tem mais de 80 áreas de atuação. Os profissionais atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários – ou seja, saneantes destinados ao uso domiciliar -; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana.

Origem do Dia do Veterinário

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, porque foi nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em Veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Portal CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e Calendarr

Nenhum comentário:

Postar um comentário