terça-feira, abril 04, 2017

Vazão do Rio São Francisco na Paraíba aumenta 148% em uma semana, diz Aesa

Águas seguem para o Açude de Boqueirão, PB (Foto: Guga Leite/Divulgação)

A vazão da água do Rio São Francisco na divisa entre a Paraíba e Pernambuco subiu 148,33% em uma semana, de acordo com medições feitas por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) na manhã desta terça-feira (4). O volume de água escoada por segundo no Portal das Águas, em Monteiro, saltou de 3 mil litros na semana passada para 7.450 litros nesta terça.

O monitoramento é feito diariamente e a expectativa é de que a vazão aumente ainda mais. “Acima de sete metros cúbicos por segundo nós já temos um volume muito bom, mas a nossa expectativa, baseado nas conversas que tivemos com os técnicos do Governo Federal, é de que a vazão aumente ainda mais”, prevê o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
Equipes formadas por técnicos da Aesa, Cagepa, Sudema e Polícia Ambiental inspecionam o percurso que vai ser feito pelas águas do São Francisco até o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão. Oito plataformas eletrônicas vão ser instaladas no curso do rio Paraíba para acompanhar a vazão das águas na Paraíba.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário