terça-feira, abril 18, 2017

ProRural visita projeto para Pesca Artesanal na Zona da Mata Norte de Pernambuco


Em missão com técnicos do Banco Mundial, o ProRural visitou nesta última segunda-feira (17), o projeto de aquisição de barcos e apetrechos de pesca, na Associação Pescadores de Carne de Vaca, no município de Goiana. O encontro teve o objetivo de analisar a formatação dos projetos produtivos apoiados pelo Governo do Estado, através do Programa Pernambuco Rural Sustentável. O investimento é de R$ 844.802,68, que busca incentivar a pesca artesanal em Pernambuco.

O projeto pretende apoiar o desenvolvimento sustentável nas comunidades de Carne de Vaca e Atapuz, através da obtenção de embarcações de fibras, motores de popa, apetrechos de pesca, equipamentos de salvatagem, conservação, entre outros, necessários para a melhoria das etapas de captura, processamento e comercialização do pescado para 30 pescadores beneficiários da Associação de Pescadores de Carne de Vaca e da Colônia de Pescadores de Atapuz. O grupo é formado em 67% por mulheres e 33% por homens.

Todo pescado produzido é absorvido localmente, em feiras públicas próximas (Recife e Região Metropolitana), como também, comercializado ainda no desembarque para atravessadores locais, e outra parte é comercializada na própria comunidade, estocado em freezers localizados na sua maioria na residência dos próprios pescadores artesanais e marisqueiras, que servem como pequenos pontos de comércio informal, destinado para moradores locais ou próximos; veranistas; turistas; e para bares e restaurantes da região, principalmente durante o verão.

É estimado que haja uma melhoria das capturas de peixes em torno de 12% após a implantação do projeto. Os investimentos no setor pesqueiro tradicional, caracterizado pela pesca em pequena escala ao longo do litoral Pernambucano, tem uma dimensão econômica ampla, logo, o maior será a manutenção de 30 empregos diretos e em torno de 350 empregos indiretos. Que certamente garantirá um efeito multiplicador da renda sobre a economia local, evitando a migração dos pescadores para outra atividade ou localidade, mantendo a tradição pesqueira da região.

Assessoria de Comunicação/ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário