sexta-feira, dezembro 02, 2016

Vítima de queimada e maus tratos, filhote de preguiça é resgatado em Bonanza

Animal foi pego por um casal que trafegava pela BR-232 e levado ao Cetas Tangara, da CPRH, onde passará por exames (Foto: Divulgação/CPRH)

A iniciativa de um casal em viagem pode ter sido decisiva para salvar um filhote de preguiça, levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestre de Pernambuco (Cetas Tangara) nesta sexta-feira (2). Ao passar em área do distrito de Bonanza, em Moreno, Região Metropolitana do Recife, e observar que o animal (espécie Bradypus variegatus) estava sendo importunado por algumas pessoas na margem da rodovia BR-232, um militar e sua esposa intercederam em favor do mesmo. Detalhe: a preguiça estava numa área que sofreu queimada, em cima do que restou de uma árvore após o fogo.

Após resgatar a preguiça, o casal foi orientado a levá-lo ao Cetas, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que fica no bairro de Guabiraba, entre os municípios de Recife e Camaragibe. Assustado, o filhote, que não chegou a sofrer queimaduras, será agora submetido a exames clínicos e ficará no Centro de Triagem até ser preparado para a soltura (retorno ao habitat).

A CPRH assumiu em 2014 a atribuição de salvaguarda de animais silvestres em períodos de recuperação, após assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ibama, órgão do Governo Federal. Foi então que surgiu o Cetas, que pode ser procurado para entregas voluntárias de animais silvestres. Foi para lá que, no início desta semana, também foi levado um jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris), de 1,88 metro de cumprimento e 41 quilos, resgatado pela CPRH no quintal de um bar na Cidade Universitária. Este jacaré, por sinal, foi solto nesta sexta, após exames clínicos. O local da soltura não pode ser divulgado.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário