terça-feira, setembro 13, 2016

Mês do Alzheimer terá cerca de 100 ações em Pernambuco e outros 17 Estados

Exibição do filme "Para sempre Alice" está na programação da campanha da ABRAz, em parceria com o Aché, para chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, direitos e cuidados com pacientes. 

No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer's Disease International (ADI). Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas. Para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promove o Mês do Alzheimer em setembro, em parceria com o Aché.

Em todo o Brasil, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante o mês. Em Recife e Olinda (PE), a campanha contará com ações informativas sobre o tema, grupo de apoio, além de mobilização no Dia Mundial da Doença de Alzheimer - 21/9 (ver informações abaixo).

Em 2016, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês. As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. “Também é fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.

Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.

Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.

Programação de atividades em Pernambuco:

Grupo de Apoio: Exibição do Filme “Para Sempre Alice”
Data: 14 /9
Moderadores: Dra. Luisiana Lamour (Nutricionista) e Cleonice Albuquerque (Conselheira Familiar)
Local: Memorial da Medicina de Pernambuco. Derby. Recife-PE
Horário: 14h30

Grupo de Apoio Exibição do Filme “Para Sempre Alice”
Data: 19/9
Moderadores: Dra. Luisiana Lamour (Nutricionista), Dr. Igor Bruscky (Neurologista) e Cleonice Albuquerque (Conselheira Familiar)
Local: Hospital Geral de Areias. Programa de Atenção ao Idoso. Estância. Recife - PE
Horário: 14h30

Mobilização do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer
Data: 21/9
Local: Praça da Preguiça, Carmo, Olinda.
Horário: 8h às 12h

Grupo de Apoio
Data: 29/9
Moderador: Dra. Carla Núbia Borges (Geriatra)
Local: Hospital da Aeronáutica, Av. Bernardo Vieira de Melo, 606, Piedade, Jaboatão/PE.
Horário: 9h

CDI Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário