segunda-feira, julho 25, 2016

Como escolher a extensão de domínio ideal para cada negócio


Até poucos anos atrás, a maior parte da criatividade exigida na escolha de um domínio era dedicada à parte antes do “ponto”. Mais recentemente, foram disponibilizadas centenas de novas opções de extensão de domínio, o que gerou uma certa confusão, mas também criou novas oportunidades de se destacar no meio online.

Atualmente é possível adquirir um nome de domínio por pouco reais, graças às ofertas de empresas como a 1&1, especializada no registro e hospedagem de domínios. Com um custo tão acessível, vale a pena investir em mais de um nome de domínio para assegurar a presença online de um negócio e preservar a sua imagem. A seguir, listamos algumas dicas para auxiliar na escolha da extensão mais indicada para as diferentes organizações.

Qual é o propósito do website?

Com tantas opções de extensões de domínio, a primeira vista pode parecer complicado escolher a correta. Mas, a resposta é bastante simples. A extensão ideal é aquela que melhor representa a finalidade de uma organização.

Uma ONG ou outra organização sem fins lucrativos, por exemplo, apresenta uma imagem mais profissional ao adotar um domínio “.org”. No caso de estar situada no Brasil, é importante também possuir o domínio “.org.br”, mais localizado.

Já para empresas, a regra é bastante clara. O padrão adotado universalmente é o uso da extensão “.com”, ou a versão localizada, “.com.br”. A escolha de qual será o domínio primário vai depender da abrangência da empresa. Se ela possui relações com clientes ou fornecedores no exterior, é mais interessante adotar o “.com” em sua página principal, e redirecionar os demais domínios para a mesma.

Extensões de domínio alternativas

Quando um domínio “.com” ou “.com.br” não está disponível, a melhor alternativa a seguir é a escolha de um domínio “.net”. Empresas de tecnologia costumam ousar mais, utilizando extensões como “.ly”, “.be” e especialmente a “.io”, cada vez mais popular entre desenvolvedores de aplicativos. Outra extensão interessante de ser adquirida para o domínio de uma empresa de tecnologia é a “.it”, que em Inglês representa a sigla utilizada para Tecnologia da Informação.



Extensões localizadas

Nos últimos anos surgiram centenas de novas extensões de domínio. No entanto, muitas delas são genéricas ou extravagantes demais para serem usadas. Algumas delas chamam mais a atenção, como as recentes “.rio” e “.ltda”, exclusiva para empresas da América Latina. Utilizar uma extensão localizada é uma ótima escolha para empresas que operam dentro do território abrangido, e pode ajudar a melhorar o posicionamento do site no ranking dos mecanismos de busca, como o Google.

Estes são alguns exemplos de uso de extensões alternativas para o domínio do seu negócio. Visite a lista completa da ICANN para ter uma ideia de todas as possibilidades que as novas extensões representam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário