sexta-feira, maio 13, 2016

ITEP promove workshop 'Oportunidades de Negócios em Energia Solar' na próxima quinta (19)


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai promover, no próximo dia 19, das 14h30 às 19h, o workshop "Oportunidades de Negócios em Energia Solar", para debater com especialistas e profissionais da área temas como potencial de geração, perspectiva de mercado e desafios para a expansão no Estado de Pernambuco. O evento será realizado no Auditório Pelópidas Silveira, na sede da instituição.

Logo após a abertura, a ser feita pelo presidente do Itep, Geraldo Eugênio, será realizada a palestra do instituto voltada para o segmento da Energia Solar, com o assessor técnico da Diretoria do Itep, Phillip Mendonça. Às 15h, o tema a ser abordado será “Potencial de geração e perspectiva de mercado para Energia Solar no Estado de Pernambuco”, pelo secretário-executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Eduardo Azevedo. Às 15h20, o presidente da Insole, Ananias Gomes, falará sobre os impactos das Resoluções Normativas 482 e 687. Às 15h40, a palestra “Convívio do Sistema de Geração Solar com a rede da concessionária de distribuição” será ministrada pelo engenheiro Reinaldo Santos, da área de Eficiência Energética da Celpe.

Às 16h, o tema será “Desafios para a expansão da Geração Solar”, com o presidente da Apesolar, Vagner Couto. Após o coffee-break, às 16h40, ocorrerá a palestra “Pesquisas Direcionadas ao Segmento de Energia Solar”, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica (PPGEE) da UFPE, professor Marcelo Cavalcanti. Em seguida, às 17h, o diretor de Desenvolvimento da SunEdison, Manuel Andrade, vai abordar o tema “Estado da técnica dos Sistemas de Geração Solar”.

Os aspectos técnicos da Geração de Energia Solar centralizada no Estado de Pernambuco serão abordados às 17h20, pelo gerente de Eficiência Energética da Chesf, José Bione. Às 17h40, o tema será “Acumuladores de Energia Avançados para Sistemas de Geração Solar”, com o gerente do ITEMM, Spartacus Pedrosa. Às 18h, o uso compartilhado de Energia Solar e Eficiência Energética será apresentado pelo engenheiro Eberson Muniz, especialista em Eficiência Energética da CPFL Eficiência.

Ao final, às 18h20, haverá mesa-redonda com a participação de Phillip Mendonça (Itep), Vagner Couto (Apesolar), Reinaldo Santos (Celpe), Eduardo Azevedo (SDEC) e José Bione (Chesf). Em seguida, haverá o encerramento. O evento é apoiado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do programa Sibratec, executado através de parceria com o Itep, e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

ITEP/SECTI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário