sábado, maio 21, 2016

Conflito envolvendo a barragem do Zabumbão, na BA, permanece sem acordo

Foto: André Moreira/Ascom CBHSF

O membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Luiz Dourado, apresentou, nesta sexta-feira (20.05), durante o segundo dia de plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em Aracaju, o parecer técnico conclusivo do conflito de uso das águas, envolvendo o governo da Bahia e os municípios de Paramirim e Santo Onofre, no sudoeste do Estado.

O documento, que aponta um não acordo entre as partes, teve seu estudo iniciado após moradores alertarem que o projeto de construção de uma adutora não garantirá a tão sonhada segurança hídrica de 196 mil habitantes, como indicavam os técnicos do governo. As obras, se iniciadas, irão retirar água da barragem do Zabumbão, aumentando a oferta de abastecimento das cidades baianas de Boquira, Macaúbas, Rio do Pires, Ibipitanga, Caturama e Paramirim. Entretanto, a barragem encontra-se com menos de 50% da sua disponibilidade hídrica, o que inviabiliza o seu uso em grande quantidade.

Os investimentos da União chegam à ordem de R$161 milhões, mas o processo licitatório se encontra suspenso após denúncias dos ribeirinhos. “Entendemos que não fazer o projeto é danoso para a população, mas fazê-lo de forma não sustentável também será”, indicou Luiz Dourado.

ASCOM – Asssessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário