domingo, setembro 07, 2014

Aluna pernambucana recebe medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Quesitos teóricos e práticos foram julgados na competição que premiou Lisandra de Albuquerque, da EREM Filipe Camarão, em Jaboatão dos Guararapes (Foto: Divulgação)

A estudante Lisandra de Albuquerque, 13 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Filipe Camarão, de Jaboatão dos Guararapes, foi premiada com uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A aluna do 9º ano do ensino fundamental foi orientada pelas professoras Luciana Santos, de geografia, Lívia Paiva, de ciências, e Lívia Maria, de biologia e química.

A competição avaliou os concorrentes em quesitos teóricos e práticos. Estudantes precisaram calcular as distâncias como as que separam a Terra da Lua e do Sol e foram submetidos a uma avaliação individual, realizada a distância. A estudante também confeccionou um pequeno foguete a partir de garrafa pet e outros materiais recicláveis, que foi lançado no Monte dos Guararapes. O lançamento foi todo registrado pelas professoras, que também calcularam a distância percorrida pelo foguete. O material, comprovando o lançamento e a distância percorrida, foi enviado à comissão julgadora da OBA.

“O sucesso de Lisandra e da escola exigiu esforços de professores de várias disciplinas, o que mostra a qualidade dos docentes daqui”, afirmou a professora Luciana Santos. “A prova do lançamento, por exemplo, é puro cálculo, e exige muito raciocínio lógico da estudante”, completa.

A professora Lívia Maria acredita que atividades como esta é capaz de desenvolver diversas habilidades nos estudantes. “Às vezes nem professor nem aluno sabem que existe aquela potencialidade, então é uma forma de revelar certas competências”, explica. A estudante, que desde criança gosta de astronomia, ficou satisfeita com o prêmio. “É uma forma de me estimular em busca de mais conhecimentos”, definiu.

Ascom Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário