quarta-feira, agosto 20, 2014

Petrolândia: Professores da Rede Municipal participam de Oficina de Atividades lúdicas na Escola Dr. Francisco Simões


Professor Adriano Sobral ministrou a palestra (Fotos: Assis Ramalho)


Cida Rodrigues, do Departamento de Cultura da Prefeitura de Petrolândia, Prof. Adriano Sobral e Simone Gomes, Coordenadora da Ação Relação Escola Comunidade


Durante a manhã de ontem (19), professores da rede municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, participaram de Oficina Pedagógica de Ensino Infantil. O evento, realizado no auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, foi promovido pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Educação, e teve como objetivo debater a importância da habilitação do profissional da educação nos elementos teóricos para o desenvolvimento da prática de ensino, apresentando diversos tipos de atividades lúdicas em sala de aula.

De acordo com o professor Adriano Sobral, ministrante da palestra que teve como tema 'A importância do lúdico em sala de aula', os elementos lúdicos são de fundamentais na educação. ''A ludicidade é um jogo que envolve vários fatores, inclusive a questão do relacionamento em sala de aula'', frisou.

Ainda segundo Adriano Sobral, o trabalho lúdico integra os conteúdos estruturantes e básicos das Diretrizes Curriculares Estaduais. "Não podemos utilizar apenas o caderno, precisamos trabalhar com o lúdico. Através dele, há o desenvolvimento do raciocínio, da autonomia, do espírito de coletividade, da reflexão, da atenção, entre outros benefícios", disse.

A oficina contou com a participação de coordenadores pedagógicos, gestores das Escolas Fundamental 1 e 2, das áreas rural e urbana, professores comunitários e monitores das escolas da rede municipal de ensino de Petrolândia

Para o gerente do núcleo 4 das Escolas do Limão Bravo, professor Clécio, a realização de um evento como esse, que busca a troca de experiência e a inovação no ensino, é de extrema importância para a criação de novas fórmulas de aprendizagem. "É um encontro que vem a enriquecer o professor comunitário, porque faz com que o professor tenha mais clareza de como trabalhar na sala de aula, a maneira de como o professor deve agir diante de situações que melhore o desenvolvimento do 'Mais Educação'. Agora, o importante é que todos os professores, que estiveram hoje aqui, tirem proveito, e possam usar as metodologias trabalhadas no seu dia a dia, na sala de aula", disse o educador.

No evento foi apresentada exposição dos trabalhos realizados nas Oficinas de Artesanato do Programa 'Mais Educação' e o encontro foi encerrado com apresentação do balé de alunas da Escola Municipal Dr. Francisco Simões.

Ver todas as fotos> Palestra do Professor Adriano Sobral

Alunos da Escola Municipal 1º de Julho
Alunos e professores da Escola Municipal Sete de Setembro
Escola Municipal Itamar Leite

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário