domingo, março 09, 2014

Petrolândia: Sítio Cajueiro de Orlando Xavier e família, na Agrovila 01-Bl. 01, um berço de curiosidades e coleções inusitadas

Nina e Orlando

No fim do mês de fevereiro, visitamos o Sítio Cajueiro, próximo à Agrovila 01 do Bloco 01 (Projeto Barreiras) em Petrolândia, para dar os parabéns à aniversariante Nina, esposa de Orlando Xavier.

Vindo do nosso amigo Orlando e de seu pai, meu xará Assis Xavier, não poderíamos esperar uma recepção nem uma reunião, digamos, tradicional. Com muito bom humor, fomos servidos com objetos e fatos curiosos, puias e várias mostras dos talentos dos anfitriões que animaram nosso breve encontro, enquanto chegavam os convidados para a comemoração do aniversário.

No Sítio Cajueiro, entre outras coisas, colhemos azeitonas (jamelões) no pé e apreciamos os achados geológicos de Orlando. Árvores fossilizadas e pedras em desenhos e tipos incomuns, encontradas em suas andanças nesta região. Destaque para o artesanato escatológico de Orlando, realisticamente repugnante, que ele fabrica também por encomenda.

Pretendemos voltar em breve à roça de Orlando para registrar mais peculiaridades, inclusive a coleção de queixadas de animais, objetos que deixamos de conferir nesta apressada visita.

Para ver mais fotos, clique aqui>Sitio Cajueiro - Ag. 01 - Bl. 01 - Orlando Xavier e familia

O grande quartzo rosa de Orlando
Seixos desenhados: obras da natureza ou mapas pintados?
Rocha, osso ou fóssil
Três homens não abarcam a circunferência do tronco desta árvore nativa, 
da qual não conseguimos identificar a espécie.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário