sexta-feira, junho 07, 2013

Astronomia na Escola: Alunos da rede estadual de Pernambuco realizam lançamento de foguete e observam os astros

Fotos: Alyne Pinheiro
O interesse por ciências como física, matemática e astronomia está sendo incentivado em alunos da rede estadual de ensino com o projeto Astronomia na Escola, desenvolvido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesta quinta-feira (06), às 15h, estudantes da Escola Estadual Gercino Pontes, Imbiribeira, zona sul do Recife, realizaram um lançamento de foguete construído por eles próprios no pátio da unidade. A atividade foi monitorada pelo doutor em astrofísica da UFRPE, Antônio Carlos Miranda, e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid).

O Astronomia na Escola ainda é um projeto piloto, iniciado em março deste ano, com o intuito de fazer com que os educandos tenham contato com a experimentação interativa que associa a temática espacial a conteúdos vivenciados em sala de aula, ampliando os horizontes das práticas educativas. No primeiro momento, eles participaram de palestras e debates envolvendo várias áreas do conhecimento como física, matemática, geografia, história e português de forma interdisciplinar. Agora, os alunos estão na fase de oficina prática de construção e lançamento de foguetes educativos e observação de astros com telescópios e lunetas.

"Acredito que esse projeto pode estimular e motivar os jovens a se interessarem pela ciência. Por vivenciar e construir o foguete com as próprias mãos, eles se apropriam e isso afeta na autoestima e no aprendizado, que é vivenciado na prática", explicou Antônio Carlos Miranda. Segundo o diretor da Escola, Moisés Cavalcanti, do ponto de vista pedagógico, a atividade está sendo proveitosa. "Questões que eles trabalhavam em sala de aula e antes não tinham aplicação estão sendo vivenciadas na prática, e isso é muito importante", destacou.

A metodologia da oficina conquistou rapidamente os alunos. Francisca Marlene, 16 anos, estudante do 2º ano, contou como foi a experiência. "Foi muito legal aprender a fazer o foguete e fazer ele decolar. Durante a oficina, pudemos interagir com outros colegas e aprender de uma maneira bem diferente", contou. Já Adson Marcelino, 15 anos, também aluno do 2º ano, disse preferir aulas dinâmicas como a proposta da oficina. "É muito melhor aprender na prática do que no quadro e gostei bastante de participar", comentou.

Depois do lançamento do foguete, os alunos permaneceram no pátio até o início da noite, quando puderam experimentar uma observação astronômica pelo telescópio. Além da Escola Gercino Pontes, participam desse projeto as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Jornalista Trajano Chacon, do Cordeiro, Jordão Emerenciano, do Ibura, e a Escola Presidente Humberto Castelo Branco, de Tejipió.

Turismo Astronômico - A terceira e última etapa do projeto será realizada na próxima quarta-feira (12), com uma atividade extraclasse denominada Turismo Astronômico. Eles farão um circuito científico pelo Recife para conhecer um pouco mais sobre a nossa história e em especial a história da astronomia no Estado, tendo como destaque os diversos fatos e monumentos nas cidades de Olinda e Recife, descobrindo histórias importantes e de destaques da astronomia brasileira e mundial. O roteiro iniciará no Observatório do Alto da Sé, em Olinda, passando pelo Espaço Ciência, em Olinda, Torre Malakoff, no Recife Antigo e terminará na casa de Maurício de Nassau, no Centro do Recife, primeiro observatório astronômico de Pernambuco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário