sexta-feira, março 15, 2013

Petrolândia: Software para tablets, desenvolvido por professor da EREM Maria Cavalcanti Nunes, agiliza correção de provas

Foto: Ademar Filho
Um software inovador para correção de provas já está mudando a rotina de alunos e professores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia. A ferramenta foi desenvolvida pelo professor de Física Roberto Oliveira e o técnico em Informática Henrique Martins e já está sendo aplicada nas avaliações de Física, Química e Matemática, através dos tablets do Programa Aluno Conectado.

Ao concluir a prova, o estudante salva e envia o arquivo para um email criado para as avaliações da disciplina. O programa corrige e emite automaticamente a nota do aluno. Caso o aluno conecte seu tablet à internet, o software produz um sinal sonoro e trava a prova.

Além de agilizar a correção, o programa também tem uma função ecológica. “Pretendemos economizar papel, o que torna essa ferramenta educativa um produto que tem a sustentabilidade como uma de suas bases”, explica o professor Roberto Oliveira.

Outra característica do sistema é que ocupa pouca memória no computador. “A pasta contem um conjunto de softwares que somados tem 20,4 megabytes, o que torna viável a instalação”, complementa. De acordo com Roberto, os estudantes não tiveram dificuldade em se adaptar à tecnologia. “É um produto pensado para uma geração familiarizada em mecanismos digitais”.

Secretaria Estadual de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário