sábado, março 23, 2013

Jatobá(PE): 1o. Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão é realizado no Sítio Carrapateira

Sérgio Xavier, Secretário de Meio Ambiente do Estado de PE.
Fotos: Assis Ramalho
Cacique Marcelo 

Procuradora de Justiça Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa, Coordenadora do GT Racismo

Daniel Moreno, Promotor de Justiça de Petrolândia e Jatobá
Ademilton das Virgens, Promotor de Justiça de Inajá e Manari
Antônio Rolemberg, Promotor de Justiça de Floresta e Carnaubeira da Penha
Gerson Silva, Prefeito de Tacaratu
Robson Barbosa, Prefeito de Jatobá
Sérgio Xavier assina termos de compromisso

Matéria postada no Blog de Assis Ramalho em 22/03/13 às 16h30. Atualizada nesta data.

O Município de Jatobá sediou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) o 1º Encontro de Povos e Comunidades do Sertão de Pernambuco. O evento, que foi realizado no Sítio Carrapateira, distrito do município de Jatobá, reuniu índios, ciganos, quilombolas, pescadores, vaqueiros e representantes de outras comunidades tradicionais. O evento foi realizado pela AIPES- Associação Indígena Entre – Serras Pankararu e SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – PE, e foi fruto de convênio assinado pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, junto com lideranças da Associação Indígena Entre-serras, da região de Petrolândia.

Para que esse importante encontro fosse realizado, uma comissão de indígenas Pankararu da terra indígena Entre-Serras, formadas pelo cacique Marcelo Gomes Monteiro Luz, Ubirajara Fernandes Barbosa e Adelmar Fernandes Barbosa Junior, juntamente com a coordenadora chefe da Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria Meio Ambiente do estado, Bernadete Lopes percorreram algumas secretarias do governo do estado e alguns órgãos, na tentativa de captar recursos para realização deste Primeiro Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão de Pernambuco.


Durante o evento foram discutidos temas que permeiam a gestão ambiental dos territórios tradicionais, a preservação da tradição de ervas medicinais sagradas e a diversidade cultura, além de assinaturas de termos de compromissos.

O evento contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco, Sérgio Xavier (o Blog de Assis Ramalho vai mostrar matéria exclusiva com o secretário em uma outra matéria), e com os prefeitos de Jatobá e Tacaratu, Robson Barbosa e Gerson Silva respectivamente.

Na oportunidade, durante o seu discurso o prefeito de Jatobá, Robson Barbosa, prometeu ainda para este ano, a criação de uma Secretaria Indígena no município. Segundo o gestor, com isso ele estará pagando uma promessa de campanha.

O Ministério Público de Pernambuco também esteve presente no evento, sendo representado por Dr. Daniel Gustavo Meneguz Moreno, Promotor de Petrolândia e Jatobá, Dr. Antônio Rolemberg Feitosa Júnior, Promotor de Floresta e Carnaubeira da Penha, e Dr. Ademilton das Virgens Carvalho, Promotor de Inajá e Manari, além da Procuradora de Justiça, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa.

Para ver as fotos do evento clique abaixo:
Clique>1o. Encontro de Comunidades Tradicionais

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário