terça-feira, novembro 13, 2012

Petrolândia: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta-se na Igreja Matriz nesta quarta-feira (14)

Igreja de São Francisco de Assis em Petrolândia (PE)
Foto: Lúcia Xavier
Os músicos da Orquestra Sinfônica Jovem (OSJ) do Conservatório Pernambucano de Música terão uma das semanas mais intensas de todo o ano. Desta terça (13/11) a domingo (18/11), a cada dia eles fazem um concerto em uma cidade diferente. A turnê que faz parte do projeto Circuito Sinfônico tem início no Recife, hoje, no Teatro Santa Isabel, com um programa que tem a abertura da ópera A força do destino, do italiano Giuseppe Verdi, Variações sobre um tema rococó, para violoncelo e orquestra, e a Sinfonia Nº 4 em fá menor, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

“Agora é a vez de mostrarmos a fase do romantismo na música sinfônica. Verdi e Tchaikovsky são dois grandes expoentes deste período. Além disso, uma obra como Variações sobre um tema Rococó, por exemplo, é de difícil interpretação e entra agora no repertório, quase no final desta temporada, pois a orquestra está cada vez mais entrosada e afiada”, diz o regente José Renato Accioly. O solista na peça Variações sobre um tema rococó será o violoncelista paraibano Caio Diniz, de 17 anos, que toca desde os oito e já se apresentou em vários festivais pelo País.

Nesta quarta, 70 integrantes da OSJ, com idades variando entre os 14 e 28 anos de idade, pegam a estrada do Sertão, já se apresentam à noite em Petrolândia. Estão programados ainda concertos em Exu (15), Salgueiro (16), Triunfo (17) e Carnaíba (18). O repertório da turnê sertaneja faz uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. O repertório escolhido inclui Tchaikovsky (Marcha eslava), Sivuca (Concerto sinfônico para asa branca), Maestro Duda (Tributo a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião), Adelmo Acorverde (Concertino Nº 2 para viola de 10 cordas), Paulo Arruda (Cangaço de vida e morte) e Beethoven (Abertura Egmont, Op. 84).

O Circuito Sinfônico 2012 termina em dezembro, após percorrer 18 cidades de Pernambuco. O projeto foi criado em 2006 e desde então já fez 150 apresentações, passando por cerca de 40 cidades, em mais de 25 mil quilômetros percorridos.

A abertura da turnê do Sertão acontecerá nesta quarta-feira (14) em Petrolândia. A programação começa às 16h00, com aula-espetáculo para alunos de escolas da cidade, e às 19h00, a Orquestra faz apresentação na Igreja Matriz de São Francisco de Assis. Esta é a segunda passagem do Circuito Sinfônico por Petrolândia. A primeira foi em 2011.

Agenda da turnê do Sertão
Petrolândia (14) - Igreja de São Francisco de Assis - 20h
Exu (15) - Igreja Matriz do Bom Jesus dos Aflitos – 20h
Salgueiro (16) Igreja Santa Cruz – 19h30
Triunfo (17) Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – 20h
Carnaíba (18) Igreja Matriz de Santo Antônio – 10h
Entrada Franca

Repertório
Piotr Ilich Tchaikovsky
Marcha Eslava

Sivuca
Concerto Sinfônico para Asa Branca
Solista: Júlio César

José Ursicino da Silva
(Maestro Duda)
Tributo a Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”

Adelmo Acorverde
Orquestração: Paulo Arruda
Concertino Nº 2 para Viola de 10 cordas
O rei
O rei e a noiva
As bodas
Solista: Adelmo Arcoverde

Paulo Arruda
Cangaço de vida e morte

Ludwig van Beethoven
Abertura Egmont, Op. 84

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Jornal do Commercio e Prefeitura de Petrolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário