quarta-feira, outubro 24, 2012

Petrolândia vai receber o programa ''Ações da Semana do Bebê''


O objetivo do programa que teve início nesta semana em Arcoverde, é oferecer o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida

Até esta sexta-feira (26) os moradores do município de Arcoverde, no Sertão pernambucano, participam das ações da Semana do Bebê no Estado de Pernambuco. A cidade sertaneja é a primeira a receber o programa que ainda passará por outras 19 cidades pernambucanas.
A Semana do Bebê em Pernambuco é resultado de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a empresa farmacêutica Sanofi. O objetivo das atividades é mobilizar a sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida.

Os municípios pernambucanos participantes do programa são: Agrestina, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Casinhas, Granito, Itacuruba, Itapetim, Panelas, Pedra, Petrolândia, Petrolina, Riacho das Almas, Santa Maria da Boa Vista, São Caitano, São João, Serra Talhada, Sertânia, Triunfo, Venturosa, todos inscritos no Selo Unicef Município Aprovado, e integrantes do Programa Mãe Coruja, que envolve sete secretarias estaduais de Pernambuco.

Entre os assuntos debatidos com a população e as autoridades, estão a promoção de mudanças de comportamento e criação de políticas públicas que contribuam para o aumento da cobertura do pré-natal, a redução da mortalidade infantil, com ênfase na neonatal, promoção do aleitamento materno para bebês até os 6 meses, ampliação e qualificação do acesso à educação infantil, ao direito de brincar, e outros assuntos.

A população poderá participar de diferentes oficinas, cursos, palestras, atividades lúdicas, artísticas e culturais. Entre as atividades estão: palestras sobre aleitamento materno, campanha de conscientização para o controle da dengue, aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, entre outras, além de saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, etc.
Para as gestantes também haverá uma oficina na qual elas poderão aprender exercícios físicos na piscina, que contribuem para preparar o corpo para a gravidez, além de participar de um café da manhã com orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável durante a gestação.

A Semana do Bebê teve início em Canela, no Rio Grande do Sul, onde é realizada anualmente há 12 anos. Para dar maior visibilidade ao programa, o Unicef se dispôs a divulgá-la incentivando centenas de municípios a desenvolver sua própria Semana do Bebê. O projeto já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando aos países como Portugal, Argentina e Uruguai.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: NE10

BETO CEL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário