terça-feira, janeiro 07, 2014

Pentatleta Yane Marques, aniversariante do dia, é entrevistada pelo Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista Yane Marques (Fotos: Lúcia Xavier)

Hoje, 7 de janeiro, é aniversário da medalhista olímpica de pentatlo moderno, Yane Marques, sertaneja natural de Afogados da Ingazeira (PE). Orgulho de Pernambuco, Yane recebeu no final de dezembro passado, pelo sétimo ano consecutivo, o troféu Atitude Campeã, o "Oscar" do esporte pernambucano.

Namorada de Aloízio Sandes, também pentatleta, Yane Marques o acompanhou a Petrolândia para prestigiar o encontro de confraternização da família Sandes, realizada no dia 1º de janeiro na chácara dos empresários José Sandes e Neide Sandes. Na oportunidade, Assis Ramalho entrevistou a pentatleta.

Confira abaixo a entrevista gentilmente concedida por Yane Marques ao Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho: Yane, primeiramente, gostaria de lhe agradecer por atender a nossa reportagem, e depois eu gostaria que você falasse sobre os motivos de sua vinda à cidade de Petrolândia. Você está de férias?

Yane Marques: Primeiramente, é um prazer em estar aqui, pela primeira vez em Petrolândia, onde estou com a família do meu namorado, mas eu não estou de férias. As minhas férias terminaram em novembro e pra mim a temporada já começou. Vou treinar ainda hoje, antes de viajar, e em fevereiro eu já tenho uma competição. Então, eu estou muito satisfeita com a minha vinda à cidade de Petrolândia, onde encontrei esse povo muito acolhedor.

Assis Ramalho: Yane, em um país onde o esporte preferido é o futebol, seguido pelo vôlei, basquete, entre outros esportes, de onde veio a sua paixão pelo pentatlo?

Yane Marques e Aloísio Sandes, amor e esporte
Yane Marques: Em 2006 foi fundada a Federação de Pentatlo no Recife e, na época, eu já era nadadora e fui convidada para conhecer a modalidade. E daí em diante, eu não parei mais, fui melhorando os meus resultados, sempre galgando melhores colocações. Aí aconteceram alguns resultados exitosos, dei continuidade, e o processo natural do treinamento é que você realmente melhore. Consequentemente, aconteceram os resultados, através de muito esforço e treinamento. Então, pra mim, o pentatlo foi uma oportunidade que me foi dada e eu abracei, porque eu sempre gostei de esportes e, assim, eu estou já há dez anos levando essa vida de pentatleta.

Assis Ramalho: Quem foi o seu descobridor? Aquela pessoa que olhou pra você e disse "essa menina tem futuro no pentatlo".

Yane Marques: O meu descobridor foi o meu primeiro técnico, ainda hoje meu atual técnico, que é o Tenente Coronel do Exército, França. Ele foi a pessoa que fundou a Federação de Pentatlo em Recife e deu o pontapé inicial no esporte em Pernambuco. Até hoje outras pessoas tocam esse projeto, mas foi ele que iniciou e eu sigo como atleta dele, apesar de ele não morar mais em Recife.

Assis Ramalho: Hoje, você já conquistou o Brasil e o mundo. Mas você ainda lembra das suas primeiras conquistas no exterior? Você sonhava um dia alcançar o topo do mundo?

Yane Marques recebeu Medalha Leão do Norte
em 2013 por indicação do deputado estadual
 José Humberto Cavalcanti
Yane Marques: É complicado eu responder essa pergunta, mas eu acho que é o sonho de todo atleta. Minha primeira participação foi no Campeonato Nacional em Porto Alegre e a minha primeira participação internacional foi em um Sulamericano, também realizado no Rio Grande do Sul. Depois de tudo isso, eu conseguir fazer um histórico de dez anos, com muitas provas realizadas pelo mundo inteiro, muitas copas do mundo, campeonatos mundiais, enfim, é até difícil eu dizer aqui pra você, porque são muitas competições. A gente tem um calendário (de competições), que anualmente se repete. Para que você tenha uma ideia, são quatro etapas de Copa do Mundo, final de Copa do Mundo, Campeonato Mundial, Mundial Militar, Campeonato Panamericano, Campeonato Sulamericano, Campeonato Brasileiro, enfim, são muitas provas que preenchem o ano. São mais ou menos, onze provas por ano.


Assis Ramalho: Talvez seja uma pergunta difícil, mas você tem uma ideia da quantidade de países em que você já esteve, participando de competições?

Yane Marques: (Risos) Não, não tenho ideia, mas eu já estive em quase todos, eu já girei o mundo.

Assis Ramalho: Depois de tantas importantes conquistas, você ainda tem motivação para alcançar outros objetivos, já que você chegou no topo, você praticamente já ganhou tudo, como é lidar com isso?

Yane Marques: Olha, a gente precisa renovar os objetivos, porque se não, não tem sentido continuar treinando, se dedicando, mas é claro que o meu sonho já foi realizado. Eu queria uma medalha olímpica, uma medalha do campeonato mundial, uma medalha panamericana, e isso eu já alcancei. Eu sei que é muito difícil a gente repetir um pódio nesse esporte, mas sendo possível eu vou tentar, e por isso eu estou encarando esses anos de treinos para competir em 2016, nas Olimpíadas, que talvez seja a minha última olimpíada em casa (será realizada no Rio de Janeiro).

Assis Ramalho: Ganhar uma medalha de ouro em uma olimpíada que vai ser realizada no seu país, seria a realização do sonho dos sonhos?

Yane Marques: (Risos) Sem dúvidas. Seria um sonho meu e de muitos que vão estar por lá em 2016.

Assis Ramalho:
Yane, com certeza você é uma atleta que muito bem tem representado o nosso país lá fora. Agora, não falta mais apoio por parte dos governantes do nosso país em relação aos esportes olímpicos?

Yane Marques: Olha, eu acho que não compete a mim julgar isso. Mas eu acho que algumas coisas aconteceram, mas muitas coisas ainda precisam acontecer para o esporte evoluir ainda mais no nosso país.

Assis Ramalho: Você tem consciência de que abriu as portas para muitos atletas, depois do seu sucesso no pentatlo?

Yane Marques: Sim, eu tenho essa consciência. Eu acho que a oportunidade me foi dada no início do processo, poderia ser dada a outra atleta, mas eu fui sorteada e abracei essa oportunidade, e eu tento da melhor forma possível representar bem o Brasil, para que eu seja um exemplo para outras atletas.

Assis Ramalho: Eu estou sentindo que você está muito focada na Olimpíada de 2016, que vai ser realizada aqui no Brasil. Mas, até lá, você ainda vai rodar o mundo em outras várias competições, verdade?

Yane Marques:
Verdade, é como eu falei: todos os anos as competições se repetem e, até lá, eu farei todas as copas do mundo. Pretendo ir para a final da copa do mundo, do campeonato mundial, enfim, vai ser um ano muito puxado, onde eu vou sempre buscar melhorar os meus resultados, mas eu não posso negar que o meu objetivo maior é a Olimpíada de 2016, sim.

Assis Ramalho: Qual a sensação para uma sertaneja como você conquistar o mundo?

Yane Marques: (Risos) Muito gratificante, muito gratificante...

Assis Ramalho: Eu tenho acompanhado a sua carreira e tenho percebido que você é muito ligada à sua família. Sempre que tem uma folga, coisa rara na sua carreira, corre para os braços da mãe, da família, dos amigos. Isso serve para recarregar as baterias?

Yane Marques: Sem dúvidas. É que o esporte suga muito da gente. Então, se você não tem muita essa característica de ser baladeira, isso é bom, porque o descanso também é um prêmio. E você poder estar em casa (coisa rara), estar com a família, você consegue treinar melhor, e assim é a minha vida. Eu sou caseira, eu sou família, e que assim seja até a Olimpíada de 2016.
Assis Ramalho: Yane, muito obrigado por atender a reportagem do Blog de Assis Ramalho. Aliás, o Blog de Assis Ramalho tem sempre destacado a sua brilhante carreira, e aproveito para dizer que Petrolândia gosta de você e vai continuar torcendo muito por você, principalmente na Olimpíada de 2016.

Yane Marques: Isso é muito bom, muito obrigada! Eu conto com essa torcida, porque essa torcida me dá força e, através dela, é que eu consigo aumentar as minhas energias. Agradeço ao seu blog por sempre estar me acompanhando e peço que continue me acompanhando, torcendo, e eu peço a Deus para que tudo aconteça da melhor forma possível, e assim a gente tenha sempre motivos para comemorar. Muito obrigada!

Assis Ramalho e Yane Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário