quinta-feira, abril 25, 2013

Petrolândia: Presidente da Câmara Municipal encerra antecipadamente reunião. Manifestações do público durante discurso de vereador foi a causa, diz Fabiano

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolândia
Ftos: Assis Ramalho
Na noite desta quarta-feira (24) foi realizada a 6a. Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, Sertão de Pernambuco. Dos 11 vereadores da Casa, dois vereadores estiveram ausente. Jorge Viana, por motivo de tratamento de saúde, e Marcos Rogério, por motivos não explicado, pelo menos para o nosso Blog.

Da pauta da reunião, que será colocada em matéria específica, constou a aprovação de dois projetos de lei, em segundo turno, além de indicações de vereadores.

Após a votação, a palavra foi facultada aos vereadores. O primeiro a falar foi o vereador João Enfermeiro. Em seguida, o Dr. Eudes Fonseca usou a palavra. Na sequência,  Rogério Novaes, do PSL

Mas a reunião foi marcada pelas manifestações do público, a ponto de o Presidente da Casa encerrar a reunião antecipadamente, no momento em que o vereador Rogério discursava no plenário da câmara.

Durante o discurso do vereador Rogério, o presidente da câmara já teria pedido ao público presente que se manifestasse somente através de aplausos, e não com palavras, por que a reunião estaria sendo prejudicada por causa do barulho. Não atendido o pedido, em uma outra manifestação por parte dos presentes na Câmara (não todos), o presidente da casa deu por encerrada a sessão, o que causou revolta por parte da maioria dos presentes.

Preocupado em levar os esclarecimentos dos acontecidos aos nossos leitores, a reportagem do Blog de Assis Ramalho, tão logo foi encerrada a reunião, entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques e o vereador oposicionista Rogério Novaes.

Na entrevista (em que o Blog de Assis Ramalho, mostrando transparência, disponibiliza o áudio para que todos possam ouvir, na íntegra, sem nenhum corte),  Fabiano lamenta os acontecimentos. Acompanhe abaixo, trechos da matéria com Fabiano Marques, presidente da Câmara:

Sobre os motivos da paralisação da reunião, Fabiano disse: 
''É triste, a gente dá uma declaração sobre um reunião que foi encerrada precocemente. Mas veja: a maioria de pessoas aqui querendo denegrir a imagem dos vereadores da situação. Eu pedi pela primeira, segunda e terceira vez. Eu disse que a manifestação fosse sob aplauso, ou então, que evitasse comentários para não atrapalhar a reunião, o que não foi atendido (por parte do público presente), e então eu não poderia jamais deixar as coisas caminhar de um jeito que poderia arranhar a imagem da Casa (Câmara). Essa Casa é uma Casa de respeito. É uma Casa do Povo, mas do povo que quer os seus direitos com os direitos. E não com agressões, com palavras de baixo calão, querendo denegrir a imagem de ninguém (alguém)''.

A nossa reportagem perguntou sobre a próxima reunião: 
''A próxima reunião será no dia 13. Esperamos que as pessoas que queiram acompanhar a sessão em seus lugares, com manifestações de aplausos, respeitando os vereadores, que são cidadãos de bem, aqui em Petrolândia. Porque aqui nesta casa existem onze vereadores, e eu boto a mão no fogo por todos os onze. Todos estão preocupados com o bem de Petrolândia, e todos estão aqui por que estão respaldados pelo povo de Petrolândia''.

Fabiano pede desculpas ao povo de Petrolândia pelo acontecido:
 ''Eu quero agradecer a todo o povo de Petrolândia, e pedir desculpas pelo acontecido,e dizer que a gente não podia dar prosseguimento a reunião, por esses motivos''.

Veja abaixo trechos da entrevista com o vereador Rogério Novaes(o áudio da entrevista na íntegra, também deixamos a disposição de todos).

Sobre os motivos da paralisação da reunião, Rogério Novaes disse:
 ''Na verdade, Assis, nós temos que entender que a paralisação que houve hoje foi devido realmente ao público (presente na Câmara). Não podemos condenar o público porque eles estavam desabafando a situação em que se encontra hoje o município, que está em estado difícil e preocupante. Eu tenho que dizer que eu não vou tirar a razão do presidente (presidente da Câmara Fabiano Marques) de ter paralisado a sessão. Eu não posso tirar a sua razão, porque eu acho que ele tem os seus motivos de paralisar a sessão, infelizmente, porque a gente tinha muito mais coisas para falar ao público, e dizer realmente a realidade que hoje acontece dentro do nosso município. Os vereadores nossos da situação se encontram amarrados, e aí a população começa a se revoltar, e aí eu concordo com a forma que ele (Fabiano) fez em paralisar (a reunião), porque a gente tem uma lei orgânica que diz que em motivos de qualquer manifesto da plateia, que demonstre a vir criar um manifesto maior, dentro da lei, (é permitido) paralisar a sessão. Infelizmente aconteceu, mas é lamentável porque hoje tinha bastante gente, (e) quando a gente consegue encher a plenária, acontece um fato desta forma como aconteceu.

Sobre a próxima reunião:
 Ele (Fabiano) ficou de amanhã (sexta-feira, 25) nos dar um novo calendário, e após estar com o calendário nas mãos. Aí poderemos convocar novamente a população, e pedir a ela que se manifeste, sim, que venham sim, porque é muito importante enchermos a plateia, para a própria população ver. Por que quando a Câmara consegue encher o auditório, se torna uma situação mais esclarecedora, porque todos nós quando vemos as pessoas interessadas em ver como se encontra a situação do nosso município, a gente começa a se preocupar e mostrar toda a realidade. Se a gente tivesse conseguido encerrar os nossos discursos, talvez  a plateia tivesse saído mais esclarecida e mais satisfeita com o nosso trabalho", disse Rogério Novaes.

Obs: Durante o discurso do vereador Rogério Novaes no plenário da câmara, o vereador parabenizou o Blog de Assis Ramalho pelo alcance de 1 milhão de acessos, no que o Blog agradece, e ao mesmo tempo fez algumas colocações de discordâncias a algumas matérias postadas no Blog. Este blogueiro agradece a gentileza do vereador, que me concedeu a palavra durante as suas colocações no plenário para que eu pudesse me expressar. Mostrando total transparência, o Blog de Assis Ramalho, que nada tem a esconder, e nem se esconde, deixa o áudio a disposição de todos, sem nenhum corte, do discurso do vereador Rogério Novaes, a quem mais uma vez agradecemos os seus valiosos elogios ao Blog de Assis Ramalho pelo alcance de 1 milhão de acessos, feito alcançado na terça-feira (16).

Clique e ouça as três matérias exclusivas do Blog de Assis Ramalho:

Áudio do pronunciamento do vereador Rogério Novaes (PSL):


Assis Ramalho entrevista vereador Rogério Novaes (PSL):


Assis Ramalho entrevista Fabiano Marques (PR):


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. BRASÍLIA — Os governistas foram surpreendidos pela liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo a tramitação, no Senado, do projeto de lei que limita o acesso dos novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV. A decisão liminar foi divulgada logo depois que os defensores do projeto sofreram, no plenário do Senado, a primeira derrota na tentativa de aprovar o requerimento de urgência para a aprovação da proposta, que inviabiliza a criação do partido de Marina Silva, o Rede Sustentabilidade. Marina ainda estava no plenário quando soube da liminar e comemorou o resultado de um dia que começou com poucas perspectivas de vitória, e acabou com duas derrotas dos partidos governistas. A decisão do ministro do STF foi tomada em caráter provisório. A liminar tem validade até que o tribunal julgue o mérito da ação. Não há data prevista para isso acontecer.

    Esse é o país onde criminosos corruptos (Maluf, Benevides),mensaleiros (Jenuino,João Paulo Cunha), sequestrador de embaixador (Gabeira), guerrilheiros (Dilma, Dirceu e camaradas),analfabetos e pinguços (Lula),são os nossos representantes no Governo que estão afundando o Brasil no atraso e na vergonha.
    Muito festejada pelos simpatizantes que a acompanharam, Marina saiu sob aplausos do Senado, com o coro “Rede, Rede, Rede”, “ Ôoooo oooo, Marinaaaaa, obá. Obá, obá” e “Ô Dilma, que papelão, tentando golpe nos destinos da Nação”.


    Festa e muito barulho no Senado Federal!
    Enquanto em Petrolândia a Reunião na Câmara dos Vereadores do dia 24/04 foi encerrada por n poder haver pronunciação do povo, que os parlamentares representam.
    Achei uma falta de respeito c os demais q estavam presentes, a educação passou longe nesta noite.

    ResponderExcluir