segunda-feira, janeiro 28, 2013

Jatobá: Em Itaparica, legado artístico de Marcel é deteriorado pelo tempo e pelo descaso

Prédio da Pizzaria "20 Vê" tem paredes ornamentadas com murais
(Fotos: Lúcia Xavier)
Bar e Restaurante "Tô Aki": Mural com jangadeiros
Escola Estadual Rural Manoel Gomes de Sá: Muros são obra de arte
O tempo está apagando cores originais de Marcel
Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica: 
Cores destacadas e assinatura apagada
Restauração ou adulteração da obra de Marcel?
Em destaque o parece ter sido a cor original da obra
Painel bastante desgastado, pintado no prédio da Chesf
Do outro lado da praça, painel pichado
Em 2012, o Blog de Assis Ramalho postou diversas matérias mostrando o trabalho do falecido artista plástico Marcel Bezerra da Silva (1955-2008).

No início de dezembro passado, registramos algumas das obras de Marcel, existentes ao longo das Avenida Eletrobrás (Sul e Norte), principal via do bairro de Itaparica, em Jatobá-PE. O legado de Marcel é rico, expressivo, mas são evidentes os sinais de deterioração e descuido com suas obras.

Marcel realizou belos trabalhos em Jatobá, município em que residia, Petrolândia e Tacaratu, em Pernambuco, e também em Paulo Afonso-BA. Mas é em Jatobá que a maior parte do acervo de Marcel está concentrada.

A coleção de trabalhos assinados por Marcel em Itaparica, situados em uma área valorizada da cidade, forma uma verdadeira galeria de obras de arte a céu aberto. É um patrimônio que deveria ser valorizado, restaurado, preservado e explorado como atrativo de Jatobá. Se houvesse ali uma única cerâmica assinada por Brennand, com certeza seria dado a ela mais atenção do que todo o conjunto de obras de Marcel recebe.

Os painéis esculpidos em concreto estão em bom estado. Dois deles, entretanto, situado no muro da  Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica, destoam do restante de obras de Marcel pelas cores muito vivas com que estão pintados, contrastando com a paleta de tons ocres e pastéis presente nas demais obras, provavelmente desbotadas pelo tempo. Essas duas obras parecem ter sido "restauradas". Inclusive, a assinatura de Marcel, em baixo relevo, não foi preenchida com tinta, como  aparece nos demais trabalhos do artista.

Enquanto isso, dois murais estão bastante danificados. Um deles fica na parede de prédio em que funciona a Chesf - Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco e Parnaíba e outro na parede de uma galeria de lojas.

O painel produzido para a Chesf representa o lago e a usina construídos em Itaparica. A tinta está descascando e dois dutos do sistema de ar condicionado do prédio deixaram marcas de ferrugem sobre  a pintura.

Exatamente em frente a este painel, localiza-se a outra obra danificada. O grande painel é uma representação do povo indígena Pankararu, etnia predominante no Sertão de Itaparica. A obra foi lamentavelmente pichada.

Para ver todas as fotos tiradas em dezembro de 2012, em Itaparica - Jatobá, retratando algumas obras de Marcel, clique no atalho abaixo.

Clique>Jatobá-Itaparica: Tributo a Marcel

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário