sábado, setembro 08, 2012

Tributo a Marcel, patrimônio artístico do Sertão de Itaparica

O Blog de Assis Ramalho começa a publicar, neste sábado, imagens de obras de um grande artista. Marcel produziu obras de enorme beleza nas cidades pernambucanas de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. Cito apenas as cidades onde pude apreciar suas obras. 

Marcel produziu pinturas e esculturas dignas de tombamento pelo patrimônio artístico desses municípios, para garantir a preservação de suas obras, realizadas num período relativamente breve. As esculturas feitas por ele nas fachadas de prédios são belas e inconfundíveis. Como obras de arte, transmitem ao apreciador uma emoção muito forte, como se fossem receptáculos do sentimento que o artista lhes imprimiu durante a execução do trabalho.

Marcel faleceu há vários anos, mas eternizou seu talento de forma inquestionável e parece não ter deixado sucessor em sua técnica. 

O quadro mostrado nesta matéria é um dos afrescos de sua autoria. Pintado diretamente sobre a parede, a manutenção da beleza dessa paisagem requer cuidados. A imagem não tem título, mas suponho tratar-se da ponte de Volta do Moxotó, povoado do município de Jatobá (PE), na divisa com Alagoas. Esta obra está na lanchonete do Auto Posto Moxotó, na entrada da cidade de Jatobá. 

No próximo sábado, postaremos mais uma obra de Marcel.
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Um comentário:

  1. Essa imagem, é sim a ponte de Volta do Moxotó, mas é uma pena, que ele não tenha feito o rascunho antes de fazer essa pintura =/
    Eu ainda tenho alguns rascunhos dele,inclusive a do quadro de Luiz Gonzaga que ele fez na Usina de Itaparica.
    Você esta de parabéns, por ter feito essa homenagem a esse maravilhoso artista que era meu Pai.

    ResponderExcluir