06 fevereiro 2026

Petrolândia: Obras estruturantes e soluções históricas marcam gestão de Fabiano Marques


A gestão do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), tem avançado com um conjunto de obras e ações estruturantes que vêm mudando o cotidiano da população em diferentes áreas, como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano e rural. O prefeito acompanha de perto cada etapa das intervenções e reforça o compromisso de concluir, até o fim de seu segundo mandato, em dezembro de 2028, todas as promessas feitas à população — além de iniciativas que sequer estavam previstas inicialmente.

Durante visita recente à Agrovila 7 do Limão, Fabiano destacou os investimentos em pavimentação que estão sendo executados na localidade. As obras, que somam cerca de R$ 2 milhões, contam com recursos do Governo Federal e apoio do ministro Sílvio Costa Filho, e devem garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para toda a comunidade.

Outro avanço anunciado pelo prefeito diz respeito a um problema histórico que se arrasta há mais de três décadas: o abastecimento de água potável. Segundo Fabiano Marques, a solução já está em andamento e beneficiará não apenas a Agrovila 7, mas diversas comunidades da região do Icomandante.

“Não é apenas essa comunidade. Todo o Icomandante enfrenta esse desafio. São 15 agrovilas, além da Vila dos Pescadores, somando 16 localidades, onde o abastecimento de água potável ainda é vinculado à irrigação. Resolver isso é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou.

O prefeito também anunciou a liberação de novos recursos, viabilizados por meio do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para inclusão das Agrovilas 1, 2 e 3 e da Vila dos Pescadores no PAC, garantindo a solução definitiva para o abastecimento em toda a região.

Fabiano ressaltou que avanços semelhantes já foram concretizados em outras localidades, como o Bloco 3 do Icomandante, o Icó e, mais recentemente, a Agrovila 9, onde a perfuração de um poço assegurou água de excelente qualidade, encerrando de vez a dependência da água de irrigação.

(Folha das Cidades)
 


Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio


© Polícia Civil do Paraná

Uma mulher foi presa em flagrante, nessa quinta-feira (5), após jogar uma gata do 12º andar de um prédio no centro de Curitiba, no Paraná.

Segundo informações do delegado Guilherme Dias, moradores do prédio ouviram os miados da gata e, quando olharam pelas janelas de seus apartamentos, viram o animal sendo jogado para fora.

O delegado informou que, segundo o neto da mulher, ela “não gosta de gatos e agressões contra o animal eram frequentes”. As testemunhas chamaram a polícia, que prenderam a suspeita em flagrante.

A gatinha conseguiu sobreviver, mas sofreu traumatismo crânio encefálico, contusão pulmonar e hemorragia severa na região da bexiga. O animal está recebendo atendimento veterinário na Organização Não Governamental Força Animal.
Maus-tratos

No dia 27 de janeiro, o cão comunitário Abacate foi morto por um tiro de arma de fogo na cidade de Toledo, também no Paraná. A polícia ainda procura o suspeito.

Em Santa Catarina, a polícia registrou o caso do cachorro Orelha, agredido por adolescentes na Praia Brava no dia 4 de janeiro. Ele morreu no dia seguinte.

A investigação levou a polícia a pedir a internação de um dos jovens envolvidos e também houve o indiciamento de três parentes dos suspeitos.

Agência Brasil

Pernambuco abre inscrições para bolsas remuneradas a estudantes da rede pública estadual


Secretaria de Educação fica no Recife (Foto: Arquivo)

A Secretaria Estadual de Educação abriu inscrições o Programa Monitoria PE, do Governo do Estado, que oferece bolsas remuneradas a estudantes da rede pública estadual para atuação como monitores de aprendizagem.

O Programa Monitoria PE concede uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00, durante um período de 10 meses.

A iniciativa totaliza mais de 4 mil vagas em todo o Estado.

A iniciativa visa potencializar o desempenho escolar dos alunos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem por meio do apoio entre colegas, tornando o acompanhamento pedagógico mais próximo, colaborativo e eficaz dentro das unidades de ensino.

Quem pode se inscrever

Podem participar estudantes regularmente matriculados em escolas públicas estaduais de Pernambuco, que tenham obtido média anual (global) igual ou superior a 7,0 no ano anterior e possuam disponibilidade de 4 horas semanais para o exercício da monitoria.

A seleção ocorre por meio da produção de uma redação, aplicação de prova objetiva e realização de entrevista na própria unidade escolar.

A avaliação objetiva terá dez questões de Língua Portuguesa para os candidatos à Monitoria de Língua Portuguesa e dez questões de Matemática para os candidatos à Monitoria de Matemática.

Já a avaliação de redação será realizada no dia 24 de fevereiro, enquanto a prova objetiva acontece nos dias 25 e 26 do mesmo mês.

As entrevistas estão marcadas para o dia 27 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 04 de março, nas próprias escolas.

O início das atividades de monitoria está previsto para o dia 09 de março.

Ao todo, são ofertadas duas vagas por turma, sendo uma para Língua Portuguesa e uma para Matemática, contemplando estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1?º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

O edital pode ser consultado no site da SEE.

Por Diario de Pernambuco

Datafolha mostra Lula com ampla vantagem contra Flávio e Tarcísio em Pernambuco


Pesquisa Datafolha projeta disputa eleitoral entre Flávio Bolsonaro, Lula e Tarcísio de Freitas em Pernambuco nas eleições de 2026 (Fotos: Carlos Moura/Agência Senado, Ricardo Stuckert / PR e JOAO VALERIO / GOVERNO DE SP)

Em Pernambuco, o presidente Lula (PT) venceria as eleições presidenciais de 2026 em cenários de disputa com o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O dado é da pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta sexta-feira (6), encomendada pela CBN Recife e CBN Caruaru.

Primeiro turno

Contra o governador Tarcísio, Lula aparece com 55% das intenções de voto, enquanto o Republicano tem 14%.

Outros candidatos aparecem neste cenário: Ratinho Junior, do PSD (5%), Renan Santos, do MISSÃO (3%), e Romeu Zema, do NOVO: (2%). Votos em branco/nulo/nenhum foram 18%, e 3% não souberam responder.

Contra Flávio Bolsonaro, senador pelo Partido Liberal (PL), Lula venceria, com 54%. O filho do ex-presidente aparece com 25%. Outros candidatos aparecem empatados tecnicamente: Ratinho Júnior (PSD), Renan Santos (MISSÃO) e Romeu Zema (NOVO) estão com 3%, 2% e 2%, respectivamente.

Entre os entrevistados, 12% declararam votos brancos/nulos/nenhum, e 2% não souberam responder.

Segundo turno

No segundo turno, em projeção contra o governador Tarcísio de Freitas, o presidente Lula tem 58%, das intenções de voto no estado de Pernambuco, enquanto o paulista aparece com 29% Os eleitores que optaram pela opção brancos/nulo/nenhum é 11%, e os que não souberam responder representam 2% do quadro.

Lula venceria o segundo turno contra Flávio Bolsonaro, com 59%, contra os 31% de votos para o senador. Votos brancos/nulos representam 9%, e 2% são os que não souberam responder.

Pesquisa

Foram ouvidas 1.022 pessoas pelo Instituto Datafolha entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A pesquisa apresenta margem de erro de 3% e grau de confiança de 95%

Diário de Pernambuco

Datafolha aponta Marília Arraes e Humberto Costa na liderança em Pernambuco para o Senado


Marília Arraes e Humberto Costa (Melissa Fernandes/Arquivo DP | Rafael Vieira/DP Foto)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) pela CBN Recife e Caruaru e pelo Blog do Elielson aponta que Marília Arraes (Solidariedade) e Humberto Costa (PT) largam na frente na corrida pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco.

A pouco menos de um ano das eleições, Marília aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Humberto soma 24%. O levantamento ouviu 1.022 eleitores entre os dias 2 e 5 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Na sequência do primeiro cenário testado, Miguel Coelho (União Brasil) e Eduardo da Fonte (PP) surgem empatados, ambos com 18%. Armando Monteiro (Podemos) registra 12%, seguido por Gilson Machado e Anderson Ferreira, com 11% cada. Silvio Costa Filho (Republicanos) aparece com 10%. Já Jô Cavalcanti (PSOL) e Fernando Dueire (MDB) fecham a lista, com 3% e 2%, respectivamente.

Quando questionados sobre o voto para a primeira vaga ao Senado, 18% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 6% ainda não souberam responder. Para a segunda vaga, o índice de votos brancos ou nulos sobe para 25%, e os indecisos chegam a 8%.

Segundo cenário

PT de Pernambuco participa do aniversário de 46 anos do partido, em Salvador




O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, participa, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das atividades pelos 46 anos do PT, em Salvador (BA).

Com o slogan “Quando o povo acredita, o Brasil acontece”, a programação marca o início da agenda anual partidária na defesa de seu legado à frente do governo federal, dos desafios do projeto democrático-popular e das estratégias políticas para o próximo período, em um momento considerado estratégico para o país.

As atividades têm início nesta quinta-feira (5), com debates temáticos sobre comunicação, soberania, justiça climática, juventude, cultura, luta LGBT e estratégias políticas, e se encerram no sábado (7), com um ato político comemorativo dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Carlos Veras, participam da programação o senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, a prefeita de Serra Talhada, Maria Conrado, o vereador do Recife, Osmar Ricardo, membros do Diretório Nacional do PT. Também confirmaram presença a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado estadual João Paulo, Carlos Padilha, membro da Executiva Estadual; Rivania Rodrigues, secretária LGBT do PT Pernambuco; e Guylherme Oliveira, secretário estadual de Juventude do partido.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (06) e faça seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sexta-feira (06/02/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Hoje tem sobremesa mousses ( confira abaixo sabores)

Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Sargento da Polícia Militar é morto a tiros ao chegar em casa, na Paraíba



Sargento Fávio Ferreira, da Polícia Militar Ambiental, que foi morto em João Pessoa — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Segundo a polícia, ainda não é possível afirmar se o crime foi uma tentativa de assalto ou uma execução. O caso segue sob investigação.

Por g1 PB

O sargento da Polícia Militar Ambiental, Flávio Ferreira, foi morto a tiros na noite da última quinta-feira (5), no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. O crime aconteceu quando ele chegava em casa e estava fora de serviço.

Segundo a PM, o sargento foi surpreendido por dois homens armados, que efetuaram vários disparos. O policial foi atingido na cabeça.

A vítima chegou a ser socorrida por uma viatura da própria corporação. Durante o deslocamento, o atendimento foi transferido para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O sargento deu entrada no Hospital de Trauma da capital, mas não resistiu aos ferimentos.

O enfermeiro Lourival Chaves, que participou dos primeiros atendimentos, explicou que o atendimento ao PM foi iniciado ainda no caminho para o hospital.

Datafolha: João Campos tem 47% contra 35% de Raquel Lyra para governador de Pernambuco. Diferença cai 10 pontos


João Campos e Raquel Lyra - Divulgação

Por JC - Jornal do Commercio

A nova pesquisa Datafolha, encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, divulgada nesta sexta-feira (6), aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), liderando a disputa pelo Governo de Pernambuco, com 47% das intenções de voto. A atual governadora, Raquel Lyra (PSD), aparece em segundo lugar, com 35%. Na comparação com o último levantamento do Datafolha, publicado no dia 29 de outubro de 2025, João teve uma redução de cinco pontos percentuais; enquanto Raquel registrou crescimento de cinco pontos percentuais. A diferença entre o prefeito do Recife e a governadora de Pernambuco caiu 10 pontos percentuais no período.

No levantamento desta sexta, pontuam ainda Eduardo Moura, com 5%; e Ivan Moraes, 1%. Brancos ou Nulos somaram 10%, enquanto que 2% não souberam ou não responderam. O Instituto Datafolha reuniu 1.022 pessoas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Cenário estimulado (fevereiro de 2026)

João Campos – 47%
Raquel Lyra – 35%
Eduardo Moura – 5%
Ivan Moraes – 1%
Brancos ou Nulos – 10%
NS/NR – 2%

Cenário estimulado (outubro de 2025)

João Campos (PSB): 52%
Raquel Lyra (PSD): 30%
Eduardo Moura (Novo): 4%
Gilson Machado (PL): 3%
Ivan Moraes (PSOL): 1%
Nenhum/Branco/Nulo: 8%
Não sabe/Não opinou: 2%
Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando os entrevistados citam os candidatos que pretendem votar, João Campos aparece com 18%, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tem 24%. Outros candidatos não alcançaram 1%, enquanto que os votos brancos e nulos somaram 11%. Não souberam ou não responderam, 39% dos entrevistados.

Raquel Lyra – 24%
João Campos – 18%
Brancos ou Nulos – 11%
NS/NR – 39%

No levantamento do último mês de outubro, quando os eleitores foram questionados sem a apresentação de uma lista prévia de nomes, o cenário indicava empate técnico entre o prefeito do Recife e a governadora do Estado. A pesquisa espontânea revelava o seguinte cenário:

João Campos (PSB): 23%
Raquel Lyra (PSD): 23%
Atual governadora (sem citar o nome): 3%
"Filho de Eduardo Campos": 2%
Eduardo Campos: 1%
Eduardo Moura (Novo): 1%
Outras respostas: 5%
Nenhum/Branco/Nulo: 7%
Não sabe: 36%

Por JC - Jornal do Commercio

Justiça do Paraná envia acusados pela morte da miss teen, natural de Paulo Afonso (BA), Raíssa Suelen a júri popular; ela migrou para o Sul para seguir o sonho de se tornar modelo e atriz.


Natural de Paulo Afonso (BA), Miss Serra Branca Teen, Raissa Suellen Ferreira da Silva, foi morta no Paraná em junho de 2025 - Imagem: Reprodução/ Instagram

Marcelo Alves dos Santos confessou ter matado a pauloafonsina Raíssa Suelen Ferreira da Silva, de 23 anos. Filho dele, Dhony de Assis, é acusado de ajudar a esconder o corpo da jovem.

Por g1 PR e RPC — Curitiba

A Justiça do Paraná decidiu que o humorista Marcelo Alves dos Santos e o filho dele, Dhony de Assis, irão a júri popular pelo envolvimento na morte da miss teen Raíssa Suelen Ferreira da Silva, de 23 anos, em Curitiba. Ainda não há data marcada para o julgamento.

O crime aconteceu no dia 2 de junho de 2025, data em que Raíssa foi dada como desaparecida. O corpo dela foi encontrado sete dias depois, enrolado em uma lona em uma mata em Araucária, após Marcelo procurar a polícia, confessar o assassinato.

Segundo a Justiça, Marcelo Alves dos Santos responderá por feminicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual.

Aposta única leva prêmio de R$ 141 milhões da Mega-Sena; confira os números e demais sorteios desta quinta (05); em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


Uma aposta de São Gonçalo (RJ) acertou as seis dezenas do concurso 2.969 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (5). O vencedor irá receber o prêmio de R$ 141.844.705,71.

Os números sorteados foram: 01 - 02 - 05 - 14 - 18 - 32

172 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 26.187,86 cada.

10.322 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 719,30 cada.

>>> Confira os demais resultados desta quinta (05/02/2026)

O próximo concurso irá distribuir um prêmio de R$ 40 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado no sábado (7).

Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade