31 janeiro 2026

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado (31) e faça seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado (31/01/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Bar e balneário Roça de Samyr será reaberto neste sábado (31); Petrolândia vive primeira semana sem o maior protagonista do turismo local. Blog de Assis Ramalho publica matéria especial sobre o histórico do guardião do patrimônio cultural do município

 

Divulgação/ Bar e balneário Roça de Samyr

Notícia relacionada, veja abaixo matéria exclusiva do Blog de Assis Ramalho

Sem luto oficial, mas sob imensa comoção popular, Petrolândia despediu-se de Samyr Oliveira e vive primeira semana sem o maior protagonista do turismo local


Foto de 2012: Lúcia Xavier Ramalho e Assis Ramalho ao lado de Samyr (Fotos: Arquivo BlogAR)

Samyr não foi figurante, foi protagonista na construção do turismo e da imagem de Petrolândia - Fotos/arquivos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho


No dia 22 de janeiro de 2026, Petrolândia perdeu um dos seus filhos mais ilustres. Samyr Oliveira de Souza, 42 anos, proprietário do Bar e Balneário Roça de Samyr, empreendimento localizado às margens do Lago de Itaparica, na Serrota, na periferia de Petrolândia. Agente Comunitário de Saúde de Petrolândia, empresário e guia de turismo, além de reconhecido mergulhador profissional de resgate, Samyr faleceu em hospital de Serra Talhada, nove dias após ser covardemente alvejado a tiros pelas costas, em 13 de janeiro, e não resistir à extrema gravidade dos ferimentos. 

Dinâmico e cheio de energia, Samyr trabalhou arduamente para conquistar seu espaço nas áreas que ele atuou. O empreendimento às margens do São Francisco começou como "Bar do Nêgo", cresceu e se firmou como "Bar e Balneário Roça de Samyr". Nós, desde antes da criação do Blog de Assis Ramalho, acompanhamos parte dessa história, presenciando desde a substituição das palhoças até a construção do galpão para lanchas e motos aquáticas, e a última grande reforma, com um novo portão de acesso e muros em lugar das antigas cercas. 

No início era só o banho de rio, depois chegou o chuveiro, a bica, as piscinas, numa expansão realizada pouco a pouco no empreendimento onde Samyr promoveu festas memoráveis, algumas solidárias, com arrecadação de alimentos. As atrações eram bandas e cantores da própria cidade.

O estabelecimento Bar e Balneário de Samyr sempre foi um ponto privilegiado para apreciar o Lago de Itaparica, acompanhar o subir e descer períodico das águas, e as mudanças na paisagem ao redor, como o surgimento das turbinas eólicas na serra de Tacaratu, a partir de meados de 2010. 

Inquieto e sem temor, Samyr encarava de frente novos desafios. Ele buscou profissionalização como mergulhador de resgate e guia turístico de mergulho, depois de participar das primeiras explorações nas ruínas submersas da velha Petrolândia. Criou o único campo de airsoft (paintball) que existiu na cidade, recepcionou excursões, entre outras inovações. 

Como anfitrião e protagonista do trade turístico local, Samyr contribuiu para divulgar o nome de Petrolândia além das fronteiras, ajudou a consolidar atrativos do turismo no Lago de Itaparica, como raríssimas pessoas da cidade fizeram e fazem, além de acompanhar equipes de reportagem e visitantes às ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ao Sobrado, à Ilha de Rarrá. Blog de Assis Ramalho 

Como guardião do patrimônio cultural, Samyr monitorava e registrava alterações no entorno e na estrutura das ruínas da igreja semi-submersa. Tudo era registrado em vídeo e divulgado por ele. Se a igreja semi-submesa tivesse um rosto e uma voz, seriam o rosto e a voz de Samyr. 

O profissionalismo dele era inquestionável. Samyr se dedicava a oferecer passeios de lancha para a igreja semi-submersa, a Ilha de Rarrá, a Praia do Sobrado. Como empresário, arriscamos dizer que Samyr estava em seu melhor momento. O estabelecimento recebeu novas reformas, novas parcerias. 

"Vou botar uma mesa no banheiro (para beber) e gravar um vídeo tirando onda", nos disse ele, depois dos banheiros reformados com ar condicionado, em uma de nossas últimas visitas. No mesmo dia, ele nos apresentou Semyl, fardado com os demais jovens atendentes do bar, sem privilégio. O menino das primeiras fotos que tiramos na "Roça de Samyr (Bar do Nêgo)", no início dos anos 2010, se transformou em um belíssimo rapaz. 

Nas duas últimas visitas que fizemos ao balneário, foi impossível entrevistar Samyr, como planejávamos. Com o estabelecimento movimentadíssimo, Samyr não podia se afastar nem por alguns minutos, pois ele acompanhava tudo de perto. 

Está guardada na nossa memória o último story de Samyr no WhatsApp. Na véspera do atentado que custou sua vida, Samyr anunciava, com o rosto iluminado por um grande sorriso, que tinha uma moto aquática (jet sky) disponível para aluguel para passeios. 

Frequentamos bastante o balneário e sabemos o quanto Samyr era da "resenha". Ele perdia o amigo, mas não perdia a piada. Depois da divulgação das fotos de um evento, há vários anos, ele brincou: "Assis tirou foto até do galo!", disse ele, às gargalhadas, em um áudio. A partir daí só chamava Assis Ramalho de "Assis do galo!". A resposta ao cumprimento era "Samyr do galo!". 

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz; com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.

“De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, disse a Aneel.

Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março,
Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.