Fortes chuvas provocam alagamentos e transtorno em Salgueiro - Foto: WhatsApp/Reprodução
As fortes chuvas que atingem várias cidades do interior de Pernambuco causaram, mais uma vez, pontos de alagamento e muito transtorno para a população nessa quarta-feira (4). Uma das cidades mais afetadas foi Salgueiro, no Sertão, que teve sete pessoas resgatadas em condições de risco pelos bombeiros.
Em imagens obtidas pela reportagem, é possível ver diversas áreas de alagamento nas principais vias da cidade. Pontos comerciais, residências e pistas foram afetadas pela água, que, em alguns pontos, cobria até o joelho das pessoas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) prestou auxílio à população nas proximidades do Parque das Crianças, no centro da cidade. A corporação informou que enviou três viaturas terrestres e uma embarcação para o resgate de sete pessoas.
"Após a atuação, o efetivo realizou uma varredura na área para se certificar que não havia mais pessoas em situação de risco. A ocorrência finalizou para os bombeiros por volta das 0h50 da madrugada desta quinta. O CBMPE permanece atuando ininterruptamente, 24 horas por dia, assegurando resposta rápida e prestação eficiente de socorro à população", completou.
Atividades presenciais
Por conta das fortes chuvas, a prefeitura de Salgueiro suspendeu as aulas presenciais desta quinta-feira. "As atividades escolares serão encaminhadas de forma remota pelos professores conforme orientação prévia", completou a gestão.
Também foram suspensas temporariamente as atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade nesta quinta. "Em caso de urgência ou emergência, orientamos que a população procure a UPA 24 horas ou algum outro serviço de saúde. Agradecemos a compreensão de todos", alertou.
Alerta de chuvas para o Sertão
A cidade, assim como todo o Sertão de Pernambuco e de São Francisco, está em alerta amarelo de chuvas intensas, com perigo potencial, ao longo de toda esta quinta-feira (5).
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há ainda "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".
Já segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de chuva moderada para o Sertão de Pernambuco e de São Francisco nesta quinta. De acordo com a pasta, são esperadas precipitações entre 30 a 50mm, ao longo do dia.
Nas últimas 24 horas, ainda segundo a Apac, os municípios onde mais choveu no estado foram: Petrolina (70.06 mm); Ipubi (47.3 mm); Exu (37.8 mm); Araripina (37.2 mm); e Carnaubeira da Penha (25.8 mm).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.