Governadora anunciou autorização do projeto para requalificação, reforma e ampliação das 115 escolas estaduais vinculadas à GRE Floresta, abrangendo os municípios de Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu (Fotos: Miva Filho/Secom)
Depois de passar pelos Sertões do São Francisco, Araripe e Central, a governadora Raquel Lyra encerrou, nesta sexta-feira (15), a primeira semana do Ouvir para Mudar 2025, no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. Para essa região, foram destinados mais de R$ 300 milhões para a reforma e ampliação de 115 escolas estaduais, manutenção de vias urbanas em Floresta e Carnaubeira da Penha, além da construção da 5ª Seção do 3º Grupamento de Bombeiros.
“As obras que a gente tem feito aqui no Sertão de Itaparica, que foram fruto da nossa primeira ouvida lá no Ouvir para Mudar em 2023, já viraram realidade. Durante esses dois dias, estivemos em Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Floresta, e já temos um balanço positivo de entrega de obras, anúncio de novas obras, mas, sobretudo, de escuta da população para a elaboração da nossa Lei Orçamentária para que a gente possa encaminhar para a Assembleia Legislativa no comecinho de outubro”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Na última sexta-feira (15), a Secretaria de Cultura de Petrolândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, realizou nova atividade em alusão à Semana do Patrimônio Cultural de Petrolândia, que integra a 18ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pela Secult-PE e Fundarpe. Um grupo de visitantes dirigiu-se ao Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, situado no Sítio Sobrado, na zona rural do município. Á atividade incluiu também a Secretaria Municipal de Reforma Agrária, com apresentações de informações sobre os Assentamentos Lago Azul e Miguel Arraes, situados na rota do Letreiro do Sobrado.
O sr. Agrício Gomes de Souza, ex-morador do Sobrado, cuja família foi transferida para uma das agrovila do Icó-Mandantes durante o processo para instalação da Barragem de Itaparica e Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, em meados do anos 80, participou do evento. Durante o roteiro de visitação, ele contou aos participantes histórias sobre o local e as paisagens existentes no entorno do Sobrado. Entre as curiosidade, o sr. Agrício apontou o Serrote Vermelho, situado a poucos quilômetros do Sobrado, uma elevação rochosa com uma gruta aberta dos dois lados. Segundo ele, os moradores da região se reuniam no local para escapar das investidas de cangaceiros nas redondezas, nos anos 30.
No detalhe, o Serrote Vermelho
Outra curiosidade foi um relato sobre a cachoeira que existia próximo ao Sobrado, hoje encoberta pelo Lago de Itaparica. Confira no vídeo abaixo.
O
O ponto alto da visita foi uma roda de conversa à sombra do Letreiro do Sobrado. A formação rochosa possui inscrições rupestres milenares, datadas de aproximadamente 10.000 AP (antes do presente), está extremamente degradado e descaracterizado por ação de vândalos no local ao longo das últimas décadas. Representante do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Lúcia Xavier Ramalho (Blog de Assis Ramalho e Conselho Municipal de Cultura de Petrolândia) expôs a necessidade de recolocação da obrigatória placa de identificação do IPHAN, retirada das imediações do sítio arqueológico. Uma dos destaques da roda de conversa foi a urgência de implantar ações de educação, inclusive no currículo escolar, para preservação dos sítios arqueológicos ainda existentes em Petrolândia.
Registre-se a dificuldade de transitar ao longo da Praia do Letreiro do Sobrado e de visitar o Sítio Arqueológico, área sob proteção federal, devido às cercas que se estendem até a linha da água e à erosão do solo, com elevação das dunas de areia, com prejuízo ao deslocamento dos visitantes no período em que o Lago de Itaparica está cheio.
Participaram da visita: Fabrícia Cleis (Secretaria de Cultura), Cristiane Albuquerque Michelly Araújo (Secretaria de Reforma Agrária), Gilvaneide Nunes, Hellen Ferraz e Mônica Souza (Secretaria de Turismo), a escritora Regina Borges e as produtoras culturais Cheila Batista e Maria Zizuína (IGHP e Conselho Municipal de Política Cultural), acompanhadas dos jovens Mirelly Batista e Júlio César.
Antes do retorno a Petrolândia, o grupo almoçou no empreendimento Praia do Sobrado, situado na mesma localidade.
A 18ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco traz, de 18 a 22 de agosto, uma programação repleta de atividades que vão do debate à vivência direta com expressões culturais espalhadas pelo estado. O tema deste ano envolve Brincar, Interpretar, Experimentar e Pensar o Patrimônio, com ações distribuídas entre palestras, mostras, oficinas, visitas guiadas e apresentações culturais, a Semana do Patrimônio reforça seu papel de promover a valorização, proteção e difusão do patrimônio cultural pernambucano.
O Sertão de Itaparica será contemplado com ações em Floresta e Petrolândia. Veja abaixo:
FLORESTA
26 de agosto
19h - I Mostra de Cinema e Patrimônio: O patrimônio te chama
- Salu e o Cavalo Marinho (13min)
- Mestre Salustiano - Ciranda Feiticeira (8min)
- Lia de Itamaracá - Dirigido por Lula Gonzaga
- O Rei da Ciranda Pesada (12min)
- João Limoeiro - Dorme Pretinho (8min)
- Lia de Itamaracá
Local: Cine Recreio (200 lugares)
- Rua Pereira Maciel, 109, Floresta
Fechado por mais de uma década, o Cine Recreio foi reaberto ao público em junho de 2025, após mobilização do Coletivo Bucaneiros, formado por artistas e educadores locais que viabilizaram recursos para restaurar o cinema.
PETROLÂNDIA
26 de agosto 19h30 - Abertura - Exposição Patrimônios de Pernambuco
Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes
- Avenida Três Poderes, s/n, Centro, Petrolândia 27 de agosto a 12 de setembro
8h às 21h - Exposição Patrimônios de Pernambuco
Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes
O 2º SQUADRA KIDS DE CICLISMO MIRIM, realizado na tarde deste sábado (16/08/2025) com organização da equipe SQUADRA PETROLÂNDIA, reuniu mais de 200 crianças e adolescentes inscritos com idades entre 3 e 16 anos.
O evento, que teve o apoio da Guarda Civíl Municipal,atraiu aproximadamente 500 pessoas, entre familiares e participantes que prestigiaram o bonito passeio que começou pela orla Fluvial, passando por várias ruas e avenidas da cidade.
O 2º SQUADRA KIDS DE CICLISMO MIRIM ocorreu de duas formas: A primeira corrida foi realizada com crianças de 3 a 6 anos, e a segunda com participantes de 7 a 16 anos..
Parabéns a equipe SQUADRA PETROLÂNDIA pela bela iniciativa. Os pais das crianças agradecem!
O Sport abriu 2 x 0, mas cedeu o empate ao São Paulo - Foto: Paulo Paiva/Sport Club do Recife
O Sport empatou em 2 X 2 com o São Paulo, neste sábado (16), na Ilha do Retiro, em duelo válido pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O resultado, apesar de ruim pelo gol sofrido nos acréscimos, confirma a evolução da equipe comandada por Daniel Paulista, que agora soma cinco jogos de invencibilidade na competição, mas também irrita a torcida que mais uma vez viu o time ceder o empate no final da partida.
1º tempo O jogo começou elétrico. Logo aos cinco minutos, o goleiro Young errou na saída de bola e entregou nos pés de Lucas Lima, que finalizou com categoria para colocar o Leão em vantagem.
A torcida rubro-negra, que lotou a Ilha do Retiro, incendiou o ambiente e empurrou a equipe, que se fechou bem defensivamente e manteve o controle diante da pressão do adversário.
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Foto: Gavriil Grigorov/Pool/AFP
Rússia há muito deseja negociar diretamente um acordo integral e definitivo
Por AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou a favor de buscar um acordo de paz integral na Ucrânia em vez do cessar-fogo que vinha impulsionando, uma mudança anunciada horas depois de que a cúpula com seu par russo, Vladimir Putin, não trouxesse avanços claros.
Antes da reunião no Alasca, conseguir uma interrupção imediata das hostilidades havia sido uma demanda central de Trump e dos líderes europeus, incluindo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que se reunirá na segunda-feira com o mandatário americano em Washington.
Essa mudança parece favorecer Putin, que há muito deseja negociar diretamente um acordo integral e definitivo. Kiev e seus aliados europeus, ao contrário, veem isso como uma forma de Moscou ganhar tempo para ampliar suas conquistas territoriais.
No entanto, essa via é "a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia", escreveu Trump em sua rede Truth Social. "Um simples acordo de cessar-fogo (...) muitas vezes não se sustenta", afirmou, apesar de ter ameaçado Moscou com "consequências muito graves" se não cessasse as hostilidades.
"A triste realidade é que a Rússia não tem intenção de pôr fim a esta guerra em um futuro próximo", declarou a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas.
De volta a Moscou, Putin disse que a cúpula com Trump havia sido "oportuna" e "muito útil". "A conversa foi muito franca, substantiva e, em minha opinião, nos aproxima das decisões necessárias", afirmou, segundo o Kremlin.
O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), aproveitou a passagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por Pernambuco, nesta semana, para reforçar as demandas de sua cidade e da região do Sertão do Itaparica.
Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do senador Humberto Costa, Fabiano destacou a importância da união de forças para garantir avanços para sua região.
“Unimos forças ao lado do prefeito João Campos, do ministro Silvio Costa Filho e do senador Humberto Costa, e em diálogo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conquistamos importantes encaminhamentos para a nossa região”, afirmou.
Ganhando cada vez mais notoriedade como uma das vozes políticas mais atuantes do interior pernambucano, Fabiano reforçou que o seu compromisso é garantir resultados concretos para o povo sertanejo.
“Nossa luta é para garantir que a atenção do Governo Federal chegue com força à nossa gente. Saímos daqui com a certeza de que fortalecemos essa parceria e que o trabalho de hoje trará muitos frutos”, completou.