15 outubro 2024

Petrolândia: Fortes rumores antecipam mudanças na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer no segundo mandato de Fabiano Marques

Atualizado às 18h17min

Poucos dias depois da reeleição do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos) para um novo mandato (2025-2028) já correm rumores na cidade sobre a possível troca de comando na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O nome apontado como próximo titular da pasta é o bancário aposentado e produtor cultural petrolandense Vicente José da Silva. 

Conhecido como Vicente do Banco do Brasil, o potencial secretário é detentor de inquestionável qualificação técnica, com experiência em gestão, atuação nas áreas de produção cultural e esportiva, com longa e renomada história no município. Excelente articulador, Vicente tem fácil acesso ao Executivo e Legislativo, conhecimento das potencialidades e desafios locais, com visão ampla de projetos criativos para a cultura e esporte da cidade. Como administrador, Vicente é reconhecido pelo rigor na cobrança de resultados das equipes. 

Chefiada desde 2021 pela servidora efetiva da pasta Maria Helena Gomes de Souza, a titularidade da secretaria foi exercida recentemente, durante o período de campanha eleitoral, pela professora Fabiane Kelly da Silva. Em 2024, desde o anúncio da contratação - posteriormente cancelada pelo cantor -  Gusttavo Lima para apresentação na Festa do Padroeiro de Petrolândia, com cachê de R$ 1.100.000,00 (Um milhão e cem mil reais), com repercussão negativa em âmbito nacional, em setembro passado, a prefeitura e a pasta de cultura passaram a ser alvo de intensas críticas, com insatisfação abertamente externada por artistas e fazedores de cultura. A situação é explicitada no vídeo compartilhado no Instagram pelo produtor cultural Francis Rubens, no seu perfil @perito_em_coisa_nenhuma na noite de ontem (14/10). 

Acrescenta-se à crise o fato de a Banda de Pífanos, ícone do patrimônio cultural de Pernambuco em Petrolândia, não ter participado, pela primeira vez em mais de meio século, da novena do Padroeiro São Francisco de Assis, após fracassar desgastante negociação com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Destaca-se, ainda, a inatividade do departamento de Cultura, inoperante há incompletos 4 anos, por desvio de função do titular. 

A situação na área de esportes não é diferente. Apesar de contar com programa próprio no orçamento e um responsável designado, circulam, como água ladeira abaixo, as reclamações de atuação abaixo do esperado.  

Neste panorama, aguarda-se o anúncio da próxima dança das cadeiras na gestão municipal.

Consultado, Vicente respondeu que não recebeu convite oficial, mas, se convidado for, está pronto para aceitá-lo. "Por enquanto, são rumores. Oficialmente, não tive contato nenhum com Fabiano. De qualquer forma, agradeço a confiança e os elogios. Se for convidado, pretendo encarar o desafio e tentar fazer o melhor por nossa Petró", afirmou.

Artigo de Lúcia Xavier Ramalho
Blogueira (jornalista), agente cultural petrolandense, secretária do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP, membro titular do Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia (2024-2025)

Petrolândia: Show da Natureza: Floridos, ipês-amarelos enfeitam ruas e praças da cidade


Em meio ao tempo seco e quente do mês de setembro e outubro, o amarelo tomou conta das ruas e avenidas da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As flores dos ipês estão dando um colorido especial à cidade .- Fotos: Assis Ramalho







O amarelo tomou conta das ruas e avenidas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As flores dos ipês estão dando um colorido especial à cidade. Amarelas e algumas poucas roxas, as árvores embelezam a cidade e as fotos de moradores e turistas, encantados com a primavera sertaneja. Quem passa por uma delas, quase sempre pega o celular e guarda o registro da bela florada.

O ipê-amarelo é uma planta conhecida em todo o Brasil e está distribuída em quase todo o país,  No entanto, a espécie se desenvolveu bem em regiões mais quentes, como o Sertão pernambucano.

Na manhã desta segunda-feira (14/10/2024), a reportagem do Blog de Assis Ramalho percorreu alguns dos locais em que a exuberância dos ipês chamam a atenção. VÍDEO E FOTOS ABAIXO

Petrolândia (PE): Túnel do Tempo – Recordar é viver! HOJE É DIA DO PROFESSOR: Homenagem do Blog de Assis Ramalho aos nossos professores que fizeram a educação do município

 

Falecido em agosto de 2021, o mestre professor Gilberto de Menezes foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da velha cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.   

Galeria de professores e Diretores da Escola Erem de Jatobá/Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Professores que fizeram a educação da velha Petrolândia - Professora Maria dos Santos, Professor José Rodrigues (Zé de Ana), prefeito José Araújo (Zé de Cabôco - ex-prefeito), filha de Zé Gominho e Professor Gilberto de Menezes. '' OS MESTRES DA EDUCAÇÃO DE VÁRIAS GERAÇÕES''

Nesta foto, entre outros,  podemos ver Moacir (Picolé), Hugo de Cajú, que estão na fila do meio, por trás do Professor Zè de Ana (camisa branca)

Velha Petrolândia em Fatos & Fotos: Festa de São João na Escola Maria Cavalcante Nunes [Aliança] no início da década de 70. Na foto a professora Dona Santinha em meio aos alunos Jadilson Ferraz (lenço vermelho), Ana de Aurino, Fernanda de Otacílio Mangueira, George [filho de Dr. Jurandir - juiz de Direito da cidade], entre outros

Velha Petrolândia-PE Conclusão do Ginásio. Na foto o Professor Sílvio Rodrigues de Almeida entregando o diploma.

No Dia do Professor, comemorado nesta data - 15 de outubro, o Blog de Assis Ramalho, reserva este espaço a serviço da Educação, e parabeniza todos os profissionais da área nas redes municipal, estadual e particular, que fizeram e fazem a educação de Petrolândia

Em espeial, parabenizamos a todos que fizeram a educação da antiga Petrolândia - hoje submersa as águas do Rio São Francisco

Palavra alguma pode descrever a gratidão aos professores pela devota dedicação empenhada para passar o devido ensinamento. Não são apenas os médicos que salvam vidas. Quem ensinou aos renomados médicos a base do conhecimento? Quem ensinou aos cientistas a usar o raciocínio lógico?

Sem professores não haveria doutores e nem ciência a ser estudada.

Tais evidências mostram quão preciosa é esta profissão na vida de cada um. Obrigado queridos mestres!

A todos os professores e demais profissionais da Educação, nosso carinho, admiração e respeito.

Blog de Assis Ramalho

1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol consagra equipes do Sertão pernambucano

Equipe de Buenos Aires, de Custódia, celebrando título na 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol - RENATO GOMES

A 1ª edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol chegou ao fim neste domingo (13), consagrando duas equipes do Sertão pernambucano como campeãs.

As finais aconteceram na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, após uma competição que começou em 21 de setembro, envolvendo 22 equipes masculinas e 4 femininas de diversas comunidades quilombolas.

O torneio foi organizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes, e reuniu 26 equipes de 22 municípios do Estado, promovendo integração e visibilidade para essas comunidades.

"Essa é uma ação importante e representativa, sobretudo, com a força quilombola, porque os desafios pedagógicos são muitos, mas é importante pensar como é que a gente, no campo dos esportes, promove a inserção das comunidades historicamente esquecidas", ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

"É importante esse momento de luta e de reafirmar que essas comunidades precisam ocupar todos os espaços", completou.