quinta-feira, março 16, 2017

Chuvas reduzem severidade da seca em regiões do Ceará

Chuvas de fevereiro reduzem severidade da seca no Ceará (Foto: Reprodução)

O número de regiões do Ceará afetadas por "seca excepcional", o nível mais severo, reduziu com as chuvas ocorridos em fevereiro no estado, 30% acima da média histórica. Até janeiro deste ano, toda a região Sul do Estado, Sertão Central e parte da região Norte enfrentavam a situação mais severa de seca.

O novo estudo, divulgado nesta quinta-feira (16) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mostra apenas uma parte do extremo sul do Ceará no nível mais crítico de estiagem.

As regiões Jaguaribana, onde estão localizados os açudes mais estratégicos para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza-RMF, além de Sertão Central e Inhamuns, estão com configuração de Seca Extrema, um nível abaixo do pior índice.

Já o Maciço de Baturité, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, e sul da Ibiapaba, estão com seca grave, segundo o Mapa do Monitor. A região mais privilegiada com precipitações, o Noroeste do Ceará, ficou caracterizada com Seca moderada.

De acordo com a Funceme, a melhora observada aconteceu devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical-ZCIT no primeiro mês da quadra chuvosa, principalmente no centro-norte do Estado.

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário