29 outubro 2025

Ao menos 64 corpos são levados por moradores para praça na Penha; total de mortos após megaoperação chega a 128


Megaoperação envolveu mais de 2,5 mil agentes | Crédito: Reprodução

O governo do RJ tinha afirmado nesta terça-feira (28) que 60 criminosos foram mortos durante a megaoperação na Penha e no Alemão — outros 4 policiais também morreram. Nesta quarta, o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, informou que, a princípio, os corpos da praça não constam dessa contabilidade.

Por Betinho Casas Novas, Eduardo Pierre, Rafael Nascimento, g1 Rio

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram pelo menos 64 corpos para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, uma das principais da região, ao longo da madrugada desta quarta-feira (29), o dia seguinte à operação mais letal da história do RJ.

Desde terça (28), já são 128 mortes. O último balanço divulgado pelo governo do RJ dava conta de 60 criminosos e 4 policiais civis e militares mortos. Os corpos levados à praça não constavam dos números oficiais, informou o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, nesta quarta.

Haverá uma perícia para confirmar se há relação entre essas mortes e a operação.

Se realmente se tratar de novos óbitos, o total de mortes pode ultrapassar 100.

Reconhecimento na praça

Paróquia São Francisco de Assis de Petrolândia divulga programação do Dia de Finados

 

A Paróquia São Francisco de Assis de Petrolândia divulgou a programação do Dia de Finados com missas na Igreja Matriz e no Cemitério Municipal. A programação inclui uma missa na Igreja Matriz às 19h30, além de uma missa no cemitério às 7h00 da manhã, presidida pelo pároco Geraldino Rodrigues.

* Não haverá - excepcionalmente - a tradicional missa dominica das 08hOO.na Igreja Matriz.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Paróquia São Francisco de Assis

Finados: Convocação de saudades - Por: Fernando Batista


Finados: Convocação de saudades

Celebrar o dia de finados é uma oportunidade “inoportuna” de convocar as saudades, de coloca-las sobre a mesa. As roupas, o cheiro, o jeito, são guardiães de memórias.

O cheiro da pele ainda visita o tecido. Detalhes simbólicos de corpos que agora estão privados do respiro.

Morrer é acontecimento que demora terminar. Pode ser até que nunca termine. A sepultura é tão profunda que não há terra nesse mundo que possa preenchê-la .

O luto é alimento diário. Uma pá de terra para cada lembrança. É movimento que não finda porque não cabe no tempo. Porque, na morte de um, morrem muitos. Num único corpo, uma infinidade de perdas. Mas o luto também faz germinar a solidariedade. Faz ser de todos o que é natural de um só

Porém, àqueles que crêem na ressurreição, sem necessidade de formulações dogmáticas, esperar é uma forma de crer em segredo. É acreditar, sem os alardes dos ritos que Cristo sempre visitará nossas dores através de um abraço e de uma voz que sussurra: “Eu estou aqui”!

Por: Fernando Batista

Petrolândia: Mercadinho Nova Cidade, sua opção de economia da Quadra 17, na Av. Auspício Valgueiro de Barros

 

Localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, o Mercadinho Nova Cidade é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Mercadinho Nova Cidade, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Mercadinho Nova Cidade, a sua opção de economia, faz entrega na hora na compra a partir de R$ 300,00

Mercadinho Nova Cidade
Av. Auspício Valgueiro de Barros
Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: 9. 9107-2835

Racing x Flamengo: onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores



Racing x Flamengo — Foto: Editoria de Arte

Confira também a provável escalação das equipes para a partida desta quarta-feira

Por Extra — Rio de Janeiro

Racing e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda (Argentina), pelo jogo de volta das semifinais da Libertadores. Na semana passada, o rubro-negro venceu por 1 a 0 no Maracanã. Quem avançar, estará na final da competição, em Lima, no Peru, no dia 29 de novembro.

Qual horário de Racing x Flamengo?

A partida será nesta quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda (Argentina).

Onde assistir a Racing x Flamengo?

O jogo será transmitido por TV Globo (TV aberta), ge tv (YouTube) e Paramount+ (streaming).

Escalação do Racing
Provável escalação: Cambeses; Martirena (Mura), Colombo, Rojo e Rojas; Nardoni, Zuculini e Almendra; Solari, Conechny e Martínez. Técnico: Gustavo Costas.

Escalação do Flamengo
Provável escalação: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Carrascal e Plata (Saúl). Técnico: Filipe Luís.

Arbitragem de Racing x Flamengo

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia e José Retamal (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)

Por Extra — Rio de Janeiro

Eleições 2026: João Campos tem 52% e Raquel Lyra 30% na disputa pelo Governo de PE, diz Datafolha


Eleições 2026 João Campos tem 52% Raquel Lyra 30% na disputa pelo Governo de PE, diz Datafolha (Fotos: Rafael Vieira/DP Foto)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), liderando a disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, com 52% das intenções de voto no cenário estimulado. A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece em segundo lugar, com 30%. O levantamento foi encomendado pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru.

A pesquisa foi a campo entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, e ouviu 1.022 eleitores de 43 municípios pernambucanos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os demais nomes testados no primeiro cenário registraram percentuais menores: o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo) tem 4%, seguido pelo ex-ministro Gilson Machado (PL), com 3%, e pelo ex-vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) com 1%. Eduardo e Gilson, contudo, devem disputar o Legislativo, e não o governo do estado.

Veja os números:

João Campos (PSB): 52%
Raquel Lyra (PSD): 30%
Eduardo Moura (Novo): 4%
Gilson Machado (PL): 3%
Ivan Moraes (PSOL): 1%
Nenhum/Branco/Nulo: 8%
Não sabe/Não opinou: 2%

Em uma simulação de segundo turno entre os dois líderes, a pesquisa Datafolha indica que João Campos ampliaria sua vantagem e venceria a governadora Raquel Lyra por uma diferença de 23 pontos percentuais. Veja os números:

João Campos (PSB): 58%
Raquel Lyra (PSD): 35%
Nenhum/Branco/Nulo: 6%
Não sabe/Não opinou: 1%

Outros Cenários

O instituto também testou as intenções de voto em primeiro turno num cenário sem a presença de Gilson Machado. A ausência do ex-ministro não altera significativamente a dinâmica da disputa, com João Campos mantendo a ampla vantagem sobre a atual governadora.João Campos (PSB): 53%
Raquel Lyra (PSD): 31%
Eduardo Moura (Novo): 4%
Ivan Moraes (PSOL): 1%
Nenhum/Branco/Nulo: 8%
Não sabe/Não opinou: 2%
Pesquisa espontânea mostra cenário equilibrado

Quando os eleitores são questionados sem a apresentação de uma lista prévia de nomes, o cenário se torna de empate técnico entre o prefeito do Recife e a governadora do estado.

Chama a atenção o alto percentual de eleitores que não souberam ou não opinaram (36%). A pesquisa espontânea revela o seguinte panorama:

João Campos (PSB): 23%
Raquel Lyra (PSD): 23%
Atual governadora (sem citar o nome): 3%
"Filho de Eduardo Campos": 2%
Eduardo Campos: 1%
Eduardo Moura (Novo): 1%
Outras respostas: 5%
Nenhum/Branco/Nulo: 7%
Não sabe: 36%

Por Rodrigo Fernandes - Jornal do Commercio

Mudanças na apresentação de telejornais da TV Globo começam nesta quinta-feira, dia 30

Os jornalistas William Bonner, Renata Vasconcellos e César Tralli. — Foto: Daniela Toviansky/Globo

Novos apresentadores serão recebidos ao vivo no estúdio dos telejornais, ao final de cada edição.

Por Redação g1

Nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de outubro, acontecem as passagens de bastão para os novos âncoras dos telejornais "Hora 1", "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional", marcando o início da nova fase já anunciada pela Globo. Os novos apresentadores serão recebidos ao vivo no estúdio dos telejornais, ao final de cada edição.

Na quinta-feira, dia 30, ao final do "Hora 1", Roberto Kovalick recebe Tiago Scheuer, que assume oficialmente a apresentação do "H1" a partir de sexta-feira, dia 31. No mesmo dia, no "Jornal Hoje", César Tralli se despede da bancada e passa o comando para Roberto Kovalick, que também estreia como âncora do "JH" na sexta-feira.

Na sexta-feira, dia 31, William Bonner se despede do "Jornal Nacional" ao fim do telejornal, quando ele e Renata Vasconcellos recebem César Tralli no estúdio. Ao lado de Renata, Tralli assume o comando do "JN" a partir de segunda-feira, 3 de novembro.

Pelo menos 44 corpos são levados por moradores para praça na Penha; há mais em área de mata

 

Corpos são levados para praça na Penha — Foto: Betinho Casas Novas/g1

O g1 apurou que os corpos estavam na área de mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre as forças de segurança e traficantes.

Por Betinho Casas Novas, Eduardo Pierre, Rafael Nascimento, g1 Rio

O g1 apurou ainda que os corpos estavam na área de mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre as forças de segurança e traficantes. Moradores afirmaram que ainda há muitos mortos no alto do morro.

O ativista Raull Santiago é um dos que ajudaram a retirar os corpos da mata. “Em 36 anos de favela, passando por várias operações e chacinas, eu nunca vi nada parecido com o que estou vendo hoje. É algo novo. Brutal e violento num nível desconhecido”, disse.

Segundo apurou o g1, o objetivo do traslado dos corpos foi para facilitar o reconhecimento por parentes.

Depois, a Polícia Civil informou que o atendimento às famílias para o reconhecimento oficial ocorrerá no prédio do Detran localizado ao lado do Instituto Médico-Legal (IML), a partir das 8h. Nesse período, o acesso ao IML será restrito à Polícia Civil e ao Ministério Público, que realizam os exames necessários. As demais necropsias, sem relação com a operação, serão feitas no IML de Niterói.

Corpos largados em hospital

Mais cedo, moradores transportaram 6 corpos em uma Kombi para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.

O veículo chegou em alta velocidade e saiu rapidamente do local.

Veja mais imagens.

Governo de Pernambuco sanciona lei que cria cotas raciais em concursos públicos estaduais; Lei assegura a reserva de 30% das vagas oferecidas para pretos e pardos, indígenas e quilombolas



O governador em exercício Ricardo Paes Barreto sancionou, nesta terça-feira (28), a lei que assegura a reserva de 30% das vagas oferecidas em concursos públicos e processos seletivos simplificados do Poder Executivo Estadual para pretos e pardos, indígenas e quilombolas.

“Estamos sancionando a lei que permite as cotas para negros, pardos, quilombolas e indígenas no primeiro Concurso Unificado do Estado de Pernambuco. Com isso, os editais públicos permanecem rígidos e todos terão a oportunidade de realizar as inscrições, pedindo as cotas quando for o caso. Esta é mais ação do Governo de Pernambuco no sentido e integrar a todos”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto.

A proposta, encaminhada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no último dia 10 de outubro pela governadora Raquel Lyra, altera a Lei nº 18.202, de 12 de junho de 2023, que institui o Estatuto da Igualdade Racial do Estado de Pernambuco. A nova legislação estabelece que 25% das vagas serão destinadas a candidatos pretos ou pardos, 3% a indígenas e 2% a quilombolas, consolidando um marco importante na construção de um Estado mais representativo e diverso.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, com a lei de cotas sancionada, o próximo passo é a publicação do novo edital.

“Os concurseiros podem intensificar os estudos, pois um novo edital já contendo as informações das cotas raciais será publicado em breve. Desejo a todos e todas foco e dedicação nos estudos e sucesso na prova”, disse a titular da pasta.

Para garantir a adequação às novas diretrizes legais, o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU). O ajuste permitiu a incorporação das cotas no certame, assegurando a conformidade com os princípios constitucionais da isonomia e da inclusão social.

Os candidatos que já realizaram suas inscrições não serão prejudicados, permanecendo com a participação garantida. As novas datas de inscrição e de realização das provas serão divulgadas posteriormente.

Por Blog da Folha

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 7 milhões; confira os números e demais sorteios de terça (28). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


©

O resultado da Mega-Sena 2933 com prêmio de R$ 3,1 milhões foi divulgado nesta terça-feira (28), em São Paulo, e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso o prêmio acumulado vai a R$ 7 milhões no próximo sorteio que será realizado na quinta-feira (30).

Os números sorteados hoje foram: 01 - 18 - 22 - 42 - 48 - 50

12 apostadores chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada um deles a Caixa vai pagar R$ 85.025,66. Os 1.231 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 1.366,22 cada.


Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade

Petrolândia: Por motivo superior o ''Acordando com as notícias'' não vai ao ar nesta quarta-feira (29)

 

Por motivo superior, o programa "Acordando com as Notícias", transmitido de segunda a sexta pela Web Rádio Petrolândia, não irá ao ar nesta quarta-feira, 29 de outubro de 2025.

Voltaremos em breve com a nossa programação normal

OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 07:00 às 08:00 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.