Prefeitura de Petrolândia, realiza o sorteio do IPTU Premiado 2022.
Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Fabiano Marques, vereadores e colaboradores da prefeitura, realizaram o sorteio de vários prêmios para os contribuintes do IPTU.
A população esteve presente conferindo o sorteio e as premiações.
Os ganhadores do sorteio, foram respectivamente: Flávia de Sá Medeiros (Bicicleta Infantil), Cláudio Balbino da Cruz (Bicicleta Adulto), Elias Ferreira de Lima (Televisão), Manoel Leite dos Santos Neto (Moto Shineray) e Adriana de Moura F. F. Rodrigues (Moto Honda Pop).
Parabéns a todos que contribuíram com o município!
Empresário Osmil Rodrigues, o filho Júnior e a equipe do Jussari Center
Osmil, a filha Maria Pérola, a esposa Mariangela e o filho Júnior
Osmil com a esposa Mariangela e a neta Mariana
Pregador Hélio Modesto, representante comercial da Unimarka
Equipe Jussari Center
Prédio do Jussari Center
Em 1983 chegava ao município de Jussari, no interior da Bahia, um empreendedor nato, Osmil Rodrigues de Almeida, que ao se deparar com as belezas da região fez o seguinte comentário, nas proximidades de Gandu: "Se eu achasse uma padaria para comprar, eu vinha morar aqui". E, como que por um milagre, quando chegou ao município de Jussari, vindo de Petrolândia, no Pernambuco, para missa em homenagem à passagem de seu filho Neto, em uma festa de réveillon foi informado da venda de uma padaria pelo senhor Valdo Botelho, e começava ali a negociação para a aquisição do negócio.
Mesmo morando em um munícipio pernambucano que estava em expansão, por estar às margens do São Francisco, ele não pensou duas vezes ao embarcar nessa aventura consciente que era montar o seu próprio empreendimento. Após fechar o negócio, ele voltou para sua cidade natal apenas para buscar seus pertences e começar a trabalhar. Posteriormente, foi buscar sua esposa e seu filho que tinham ficado em Petrolândia.
Mesmo casado com uma jussariense, o empresário sofreu muito com as nomenclaturas que lhe eram atribuídas. O título de forasteiro várias vezes foi como uma facada em seu peito. Mesmo assim ele não desistiu e continuou a trabalhar incansavelmente.
A padaria ganhou prateleiras e uma diversidade de produtos. Com a nova roupagem, passou a ser uma mercearia que aos poucos foi ficando pequena.
Jussari vivia os áureos tempos do cacau, o pagamento nas fazendas era feito semanalmente e o comércio pujante dominava o município.
Com o aumento da demanda foi necessário expandir e, assim, o pequeno negócio empregou dezenas de colaboradores: padeiros, caixas, atendentes, repositores, açougueiros. O empresário visionário foi vendo o seu negócio crescer e empregar cada vez mais jussarienses. Muitos deles foram aprendizes e aprenderam ali a sua primeira profissão.
São quarenta anos de história e ao longo desses anos muita coisa mudou. Os filhos foram criados dentro do mercadinho que, por ser uma empresa familiar, agregava todos, que cresceram acompanhando o desenvolvimento do empreendimento.
Mas nem tudo foram flores. Com a chegada da (praga) "vassoura de bruxa" à região, o comércio entrou em decadência. A essa altura, visionário como sempre, Osmil havia montado uma padaria em Itabuna e,posteriormente, um mercadinho. Os grandes comércios do município quebraram e acabaram fechando as portas, mas o seu comércio sobreviveu e, mais uma vez como um milagre, passou a ser um dos mais requisitados do município. Uma curiosidade é que mesmo em Itabuna ele fazia questão de empregar os jussarienses.
A renda extra com o sucesso dos negócios em Itabuna o fez manter o mercado de Jussari e ainda expandir os negócios, sempre atento às oportunidades. E foi assim que começou a ter filiais em Jussari. A expansão trouxe também alguns saldos negativos, pois muitos atribuíam o seu sucesso a apadrinhamento político, o que nunca aconteceu.
As palavras de ordem sempre foram aproveitar cada oportunidade, manter uma vida simples, trabalhar e economizar, e foi assim que essa jornada dos negócios prosperou. Um dos momentos mais marcantes foi quando foi homenageado pelo então vereador (in memoriam) Antônio Santiago, carinhosamente conhecido como "Bilunga", que lhe concedeu o título de cidadão jussariense, um marco em sua história.
Mesmo com oportunidade para voltar para a cidade de origem, escolheu ficar. Já empregou mais de oitenta funcionários e até foi chamado de doido quando modernizou a padaria. Atualmente possui cinquenta colaboradores.
Ao longo desses quarenta anos, os negócios mudaram e os nomes também: Panificadora Padre Cícero, Padaria e Mercadinho Padre Cícero, Mercadinho Frei Damião e Jussari Center. Muitos clientes continuam fieis, desde a década de oitenta, e hoje vêm acompanhados de filhos e netos.
Entre as melhores lembranças, as confraternizações, aniversários, os vídeos assistidos em grupo, festa do dia das crianças com bolo de doze metros, entre outras.
Em uma de suas falas emblemáticas, o empresário incansável disse o seguinte:“Eu nasci na roça, me criei na roça e sempre gostei de roça, e alimentei a vontade de ter uma roça, e foi através do trabalho no mercado que eu consegui realizar esse sonho. Investi em café, cachaça, gado, banana e agora açaí. Algumas coisas foram à frente, outras não, mas meu maior legado é a geração de emprego”.
Confira no vídeo abaixo momentos da celebração dos 40 anos do Jussari Center.
JUSSARI - O atual município de Jussari tem sua origem na localidade de Arraial Pina, que era um distrito de Itabuna. Na época, chamava-se Juçari. Foi elevada à categoria de município em 1985 após a realização de referendo. Jussari está localizada no sul do estado da Bahia, a 497,5 quilômetros de distância de Salvador, e a população estimada em 2021 era de 5.706 habitantes.
Veja abaixo mais fotos da celebração dos 40 anos do Jussari Center.
Blog de Assis Ramalho Com informações, fotos e vídeos: Jussari Center/Divulgação
Sob muita tristeza e dor foi sepultado na tarde desta sexta-feira (27/01/2023), no cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo de Hércules Alves Rodrigues, falecido por volta das 22h00 da noite desta quinta-feira (26/01/2023), vítima de infarto.
Após o velório realizado no espaço do Velório do PAM, no acesso ao Projeto Apolônio Sales, amigos e familiares acompanharam o cortejo no último adeus ao empresário proprietário da Metalúrgica Nossa Senhora Aparecida.
Hércules, que tinha 57 anos, deixa esposa (Genilda), e duas filhas (Aline e Lívia). Irmãos (Calisto, Cida Rodrigues e Marlúcia). Mãe: dona Maria.
Nossas condolências à família enlutada pela grande perda
A chefe do Executivo também participou de conferência no Fórum Nacional dos Governadores que debateu as prioridades para cada estado.(Foto: Secom/Divulgação)
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu uma agenda de reuniões com ministros, nesta quinta-feira (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Distrito Federal. Em compromisso com a retomada da geração de emprego e renda no estado, o primeiro encontro aconteceu com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
“Vim a Brasília defender o interesse do nosso povo. Teremos muitos outros encontros para garantir os recursos que possam resolver as demandas mais urgentes do nosso Estado. Pernambuco precisa recuperar seu protagonismo”, destacou a chefe do Executivo estadual.
Faleceu por volta das 22h00 da noite desta quinta-feira (26/01/2023), vítima de infarto, o metalúrgico Hércules Alves Rodrigues, aos 57 anos.
O corpo está sendo velado no espaço do Velório do PAM, no acesso ao Projeto Apolônio Sales, ao lado do cemitério São Francisco. A sepultamento será realizado às 17 horas desta sexta-feira (27).
Hércules deixa esposa (Genilda), e duas filhas (Aline e Lívia). Irmãos (Calisto, Cida Rodrigues e Marlúcia). Mãe: dona Maria.
Hércules Alves Rodrigues era proprietário da Metalúrgica Nossa senhora Aparecida, situada na Av. Djalma Wanderley, em Petrolândia , às margem da BR-316. Fotos: Assis Ramalho - BlogAR
Nossas condolências à família enlutada pela grande perda.
Cantor Geison Souza é atração desta sexta (27/01/2023) no Maria Fumaça - Sábado tem Keven Vip & Kesia Dulene, e domingo Pagode Pra Recordar Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.
No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.
Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -
Feira livre da saudosa velha Barreiras, distrito de Petrolândia
Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra imagens para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia ,hoje submersas as águas do Rio São Francisco.
Se tem um governante novo, embora já com larga experiência na política, que tem se destacado pela sua desenvoltura, trabalho e entregas, ele chama-se Fabiano Marques (Republicanos), que tem promovido a maior transformação social, econômica e estrutural no município de Petrolândia, Sertão de Itaparica. Prefeito de primeiro mandato após uma acirrada disputa quatro anos antes (2016), quando perdeu por apenas 50 votos, ele deu a volta por cima e se consolida como uma grande liderança política reconhecida pelo prêmio Persona Pernambuco 2022.
“Fabiano revelou-se um grande talento na política da região do São Francisco e em apenas dois anos de mandato demonstrou capacidade administrativa que vem transformando a realidade de Petrolândia. A entrega do prêmio Persona ao prefeito Fabiano Marque é um reconhecimento a esse trabalho que tem rompido fronteiras em todo o estado”, afirmou o diretor da Senso Eventos, Adriano Ferreira.
Natural de Petrolândia, Fabiano começou o gosto pela política com seu pai, Ivaldo Marques, que além de agricultor, comerciante e presidente de associação, disputou o cargo de vereador do município de Petrolândia e para onde ia, levava o filho. Percorrendo os projetos do perímetro irrigado do São Francisco, Fabiano foi vendo as necessidades do povo e aprendendo com ele que muito pode ser feito.
No ano 2000 candidatou-se pela primeira vez a vereador do município e elegeu-se. De lá para cá foram quatro mandatos, sendo que durante 08 anos exerceu a presidência da Câmara de Vereadores. Em 2016 foi candidato a prefeito de Petrolândia pela primeira vez, deixando de assumir o comando de sua terra natal por causa de apenas 50 votos. Em 2020, o povo abraçou totalmente suas propostas e o elegeu prefeito de Petrolândia com 7.060 votos.
Em 2022 intensificou ainda mais seu trabalho por Petrolândia, destacando neste período a ampliação da iluminação de LED, modernizando a rede de iluminação pública nas principais avenidas, fortalecimento da guarda municipal e muito mais.