quinta-feira, janeiro 07, 2021

Vereador de Petrolândia desmente tentativa de compra de apoio político e afirma que dinheiro mostrado em vídeo foi impresso em lan house, afirma MPPE


Após quase uma semana de polêmica provocada pela divulgação de vídeo, na noite de 1º de janeiro deste ano, horas após tomar posse para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o vereador Said Souza (Pode) desmentiu a suposta tentativa de compra de apoio político, com a entrega de elevada quantia de dinheiro vivo, manipulado por ele diante da câmera. De acordo com nota do Ministério Público de Pernambuco, o vereador afirmou não ter recebido qualquer valor de terceiros, e que o vídeo foi gravado com intuito informativo". O vereador afirmou que as cédulas foram impressas em uma lan house e o dinheiro era "fictício". 

De acordo com o MPPE, em nota divulgada hoje (07), representado pelo Promotor de Justiça de Petrolândia, Filipe Coutinho Lima Britto, as cédulas apresentadas no vídeo do vereador aparentam ser verdadeiras, "seja pelo tamanho, cor e demais características".

De acordo com o MPPE, que instaurou, na segunda-feira (04), o procedimento de Notícia de Fato para investigar a suposta tentativa de corrupção, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do vereador, porém, não localizou o dinheiro em moeda verdadeira ou falsa. O vereador afirmou ter "confeccionado as notas numa lan house". 


O MPPE decidiu dar continuidade à investigação sobre uma suposta tentativa de "captação ilícita de apoio político", nesta quinta (07), com a instauração de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a conduta do vereador petrolandense no "suposto crime de moeda falsa, pela fabricação de cédulas não autênticas".

Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa.

Leia abaixo a nota do MPPE.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do MPPE/Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário