31 maio 2016

Petrolândia: SCFV realiza encontro do grupo e comemoração do dia das mães



Nesta terça-feira (31), último dia do mês das mães, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em Petrolândia, realizou encontro do grupo e comemoração ao dia das mães, com deliciosa feijoada.

Estiveram presentes os funcionários do SCFV, oficineiros Kaline (informática), Deison (flauta e orquestra), Edvan (violão), Janaína (esporte), Alba (dança) e Preta (arte), além dos orientadores Lúcia, Suely, Kátia Cione, Gilvânia, servidores da cozinha e limpeza, Neide, Lívia e Gilda, Secretária Adalgisa, Coordenação Kátia Valéria, Assistente Social Josilda Marques e Patrícia (AEPETI).

Na ocasião, foi exibido vídeo com o desenvolvimento da criança, desde a concepção e formação no útero até o nascimento. 

"Quero agradecer principalmente à minha secretaria Anna Tereza (Assistência Social, Desenvolvimento e Juventude) e ao nosso prefeito Lourival Simões, por acreditarem e apostarem muito no nosso trabalho e nessas crianças e adolescentes que tentamos dar uma nova oportunidade a eles, através desses programas sociais", afirma Kátia Valéria sobre o evento.

Ver todas as fotos>Encontro e comemoração dia das mães no SCFV

Informações/fotos: SCFV/Petrolândia

Jessier Quirino é o mais novo cidadão pernambucano


Homenagem foi proposta pelo deputado Pedro Serafim Neto (Foto: Giovanni Costa)

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, o poeta popular Jessier Quirino recebeu, nesta terça (31), o Título de Cidadão de Pernambuco, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pedro Serafim Neto (PDT).

Jessier é arquiteto por formação, mas foi como contador de histórias e “causos” que conquistou plateias. É um ícone de múltiplas habilidades e já publicou vários livros, que variam da temática infantil à poesia. Também lançou CDs e escreveu cordéis.

CPI das Faculdades Irregulares aprova relatório final

Relatório final, aprovado hoje, será apresentado ao público nessa quarta, às 10h, por meio de uma coletiva de imprensa (Foto: Roberto Soares)

A CPI das Faculdades Irregulares, instituída na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou por unanimidade, nesta terça (31), o relatório final das investigações do colegiado. Os detalhes do documento serão apresentados ao público nessa quarta (1º), segundo anunciou, durante a Reunião Plenária de hoje, o presidente da Comissão, deputado Rodrigo Novaes (PSD). A divulgação dos trabalhos do grupo parlamentar ocorrerá por meio de uma coletiva de imprensa na Casa Joaquim Nabuco, às 10h.

Segundo Rodrigo Novaes, a CPI foi instalada em outubro do ano passado, e ouviu 151 pessoas em 21 reuniões. “Estamos surpresos em ver como o Ensino Superior foi desvirtuado por alguns indivíduos. Eles usaram uma brecha na legislação educacional para enganar alunos e ganhar muito dinheiro”, declarou Novaes. O parlamentar ressaltou que o problema vai além do nosso Estado e sugeriu a criação de uma CPI nacional e a continuidade das investigações pelos Ministérios Públicos de Pernambuco e Federal.

Pesquisa: acesso a diagnóstico de câncer de mama pelo SUS ainda é tardio


Embora a qualificação dos exames laboratoriais feitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha recebido avaliação positiva por parte das usuárias do serviço, com 90% de aprovação, o prazo para acesso ao diagnóstico de câncer de mama ainda é tardio. É o que revela pesquisa inédita feita pelo Instituto Datafolha para a Fundação Laço Rosa, divulgada hoje (31), no Rio de Janeiro, durante o Fórum de Políticas para o Câncer de Mama.

A pesquisa buscou investigar os problemas registrados no estado do Rio de Janeiro para o tratamento do câncer de mama. “Ainda tem grandes barreiras”, disse a presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros. O Instituto Datafolha entrevistou 240 mulheres, pacientes em tratamento de câncer de mama ou em fase diagnóstica, atendidas pelo SUS no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 10 deste mês, e verificou que o atendimento está concentrado na região metropolitana do Rio, em especial na capital.

OEA aciona pela primeira vez na história Carta Democrática contra Venezuela

Maduro considerou a medida da OEA como “intervencionista” e chamou o povo venezuelano à rebelião nacional em defesa da pátria

A Organização dos Estados Americanos (OEA) acionou a chamada Carta Democrática Interamericana contra a Venezuela. Essa é a primeira vez na história que o instrumento é solicitado, o que implica na abertura de um processo que pode levar à suspensão do país daquele organismo regional.

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, anunciou hoje (31) o pedido de convocação de um conselho permanente dos Estados-membros, entre 10 e 20 de junho, para discutir a “alteração da ordem constitucional” naquele país e “como a mesma afeta gravemente a ordem democrática”.

MPPE disputa Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com a campanha Humanização do Parto


A campanha institucional Humanização do parto. Nasce o respeito, produzida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2016, na categoria Campanha de Comunicação de Interesse Público. O resultado final do certame será conhecido no XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho na cidade de Belém (PA). Também concorrem na mesma categoria as campanhas João Cidadão: seja grande como os seus direitos, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público, e a Campanha de combate ao trabalho infantil, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho.

Pensada como um dos pilares que sustentam o projeto institucional Humanização do Parto, aliada à realização de encontros regionais e à disponibilização de apoio técnico aos promotores de Justiça com atuação na Defesa da Saúde, a campanha promove ações de comunicação voltadas para sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres gestantes e seus familiares, os profissionais da saúde, gestores públicos e os integrantes do Ministério Público sobre os direitos de todas as pessoas envolvidas em um momento afetivo único, que é o nascimento de uma criança.

OMS recomenda sexo seguro por oito semanas após visita a área com Zika


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que casais que vivem em regiões onde há transmissão do Zika evitem a gravidez em momentos de alta circulação do vírus. Em atualização de documento sobre prevenção sexual da doença, a organização aconselha ainda a quem visitou áreas onde o vírus é endêmico, que fique por oito semanas sem fazer sexo ou que use preservativos pelo mesmo período, depois que voltar de viagem.

De acordo com a entidade internacional, o principal vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, porém, estudos identificaram a presença do vírus em fluidos corporais de pessoas infectadas. Segundo a entidade, a transmissão sexual é mais comum do que se imaginava a princípio.

O documento também sugere que homens que tiveram os sintomas do vírus, como manchas vermelhas, febre leve e conjuntivite, devem usar preservativos ou evitar relações sexuais por pelo menos seis meses. Este tempo deve ser estendido até o fim da gravidez, em caso de parceira gestante.

Petrolândia: Morte de bebê durante parto gera comoção em redes sociais


Desde ontem (30), é debatida nas ruas e redes sociais, em Petrolândia, a morte de um bebê, durante parto realizado no Hospital Municipal. Entre manifestações de apoio e indignação, a divulgação do fato na mídia é cobrada pelos internautas, inclusive em nossa página na rede social Facebook, com mensagens de leitoras.

As gestantes foram as mais afetadas pela notícia. Em mensagens, elas se dizem apreensivas e inconformadas com a perda da vida da criança durante o parto normal e alegam que o fato seria decorrente de violência obstétrica. As grávidas pedem o direito de escolher o tipo de parto a que serão submetidas.

Em mensagem ao blog, aos sete meses de grávidez, Milly Souza define o sentimento compartilhado pelas gestantes. "Estou muito ansiosa, pois ele [o bebê] é muito desejado por mim e minha família, e já passei por um sofrimento quando eu ia ter a minha menina mais velha. O médico não me disse que eu tinha passagem e fui até outro médico. Ele me examinou e disse que não tinha passagem para [parto] normal e eu estava correndo risco de vida, junto com a minha filha. Não quero passar por isso novamente, quero ter o meu bebê em paz, sem me preocupar tanto. Quero o meu direito de escolher o meu parto, não esperar decisão do médico. Quero a presença do meu esposo junto comigo, ou minha mãe, porque temos nosso direito, mas o hospital não dá".

Procuramos a família que perdeu o bebê e nos colocamos à disposição. Eles não querem se pronunciar sobre o caso. "Vamos entregar a Deus", declarou o pai.

Nossa reportagem também entrou em contato com a direção do Hospital, que recusou pedido de entrevista, mas se prontificou a emitir nota sobre o ocorrido, possivelmente ainda nesta terça (31).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Sócios da Avepe passarão a utilizar o campo society da AABB nas terças-feiras

Atualizado as 04:h30

Os sócios da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), passarão a bater ''baba'' durante todas as terças-feiras no campo society da AABB das 19h as 21h. De acordo com o Fabiano Carvalho, presidente da Associação Atlética  Banco do Brasil (AABB-Petrolândia), a parceria foi firmada com a diretoria da Avepe, presidida por ''Vavá do Ouro'', e o acordo já vale a partir da próxima terça-feira (07).

Ficou firmado no acerto que os sócios da AABB também poderão participar da ''pelada'', desde que estejam em dia com as mensalidades e tenham, no mínimo, 30 anos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Fabiano Carvalho - Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB- Petrolândia)

Petrolândia: Aniversariante do dia, Eliêda Leal recebe os parabéns


Nesta terça-feira, 31 de maio/2016, é o aniversário da empresária Eliêda Leal. Sua família, amigos e clientes felicitam a aniversariante por mais um ano de vida, desejando-lhe que as bençãos divinas estejam sempre presentes em seu viver e que sua vida seja um longo caminho trilhado com sabedoria e sucesso.

Feliz aniversário!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Leitora denuncia morte de bebê durante parto


"Assis, gostaria que você postasse no seu blog uma denúncia de um médico que até o momento não tenho os nomes, mas ele forçou uma amiga minha a ganhar bebê normal e a bebê não passava e chegou a falecer. Ainda quebraram a clavícula dela".

Milly Souza

11ª edição da Revista Gestão Pública PE estreia formato eletrônico


O lançamento da 11ª edição da Revista Gestão Pública PE traz novidades. Além de estar disponível no Flip e em arquivo PDF, a publicação editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) pode ser lida em formato eletrônico, no endereço http://www.seplag.pe.gov.br/web/rev11/revista-11. A nova versão traz todo o conteúdo da atual edição, dos números antigos e duas novas sessões, uma de artigos e outra para o acervo técnico. A primeira terá textos inéditos produzidos especificamente para a Revista. Já o acervo técnico reproduzirá conteúdos ligados à gestão pública.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Maurício Cruz, responsável pela coordenação da Revista, afirma que a iniciativa visa dar um passo à frente na veiculação da revista. “A ideia de torná-la eletrônica sempre esteve presente desde o início da publicação, em março de 2013. A crise econômica resultou na descontinuidade da impressão, mas não na realização do produto, que continuou com a mesma periodicidade. Esta mudança fez com que focássemos nesta nova opção de formato”, explica.

Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo terceiro mês


A bandeira tarifária aplicada nas contas de energia elétrica em junho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o terceiro mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde. A decisão foi tomada hoje (31), em reunião extraordinária da diretoria da agência.

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha (com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos). Em março, passou para amarela (com taxa de R$ 1,50 a cada 100 kWh) e, em abril e maio, a bandeira foi verde.

Criminosos arrombam agência do Banco do Brasil em Itaíba, no Agreste de PE


A agência do Banco do Brasil do município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco foi arrombada na manhã desta terça-feira. De acordo com a polícia, cerca de 10 homens invadiram o local quebrando duas portas de vidro do imóvel: a de entrada, que leva à área dos terminais de auto-atendimento e a que dá acesso ao interior da agência.

Os criminosos explodiram um cofre, que estava vazio e abriram outro, com ajuda de um maçarico, mas não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro. A polícia realiza rondas na área para tentar prender os suspeitos.

Diário de Pernambuco

Mulher morre e seis pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-423, em Águas Belas


Uma mulher de 54 anos morreu e outras seis pessoas - que não tiveram as idades divulgadas - ficaram feridas nesta segunda-feira (30) em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro capotou na altura do km 173, na BR-423. O carro seguia para o município de Iati.

A PRF informou que o motorista perdeu o controle do veículo por conta da pista molhada. Segundo a polícia, a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu na hora; os feridos foram levados para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste.

G1 Caruaru

Zika pode provocar distúrbio no fundo do olho das crianças, mostra pesquisa


Um estudo feito com 40 crianças nascidas em Pernambuco, cujas mães foram infectadas pelo zika, comprovou que há relação entre a infecção pelo vírus e distúrbios graves nos olhos do bebê. A pesquisa, coordenada pelos médicos Rubens Belfort Júnior e Maurício Maia, com a participação de cientistas da Fundação Altino Ventura, do Recife, mostrou que das 40 crianças analisadas e que tinham microcefalia, quase metade (46% do total) apresentou distúrbio ou lesão no fundo do olho. Desse total, 68% apresentavam distúrbio nos dois olhos.

Em entrevista à Agência Brasil, o oftalmologista Maurício Maia, professor do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse que quanto maior o quadro de microcefalia, maior a probabilidade de a criança desenvolver um problema no fundo do olho. “Quanto mais precoce é a infecção [pelo vírus Zika] da mãe, no primeiro trimestre principalmente, e quanto mais microcefálico é o bebê, ou seja, menor é a cabeça, maiores são as chances dessas crianças de ter o fundo do olho também com a doença”, disse Maia.

“É preocupante quando a mãe adquire a infecção em qualquer nível da gestação, mas é muito mais preocupante quando ela ocorre no primeiro trimestre”, ressaltou.

Dia Mundial sem Tabaco: OMS defende embalagens padronizadas de cigarro


No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu a adoção por países-membros de embalagens padronizadas de cigarro e correlatos. A ideia é que todas as embalagens desse tipo de produto passem a ser iguais, seguindo um padrão definido e que determine forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

Ainda de acordo com a proposta, as embalagens padronizadas de cigarro e derivados do tabaco não devem conter logotipos, cores e imagens específicas, design característico ou textos promocionais. Seriam mantidas, no país, apenas as advertências sanitárias que tratam dos malefícios provocados pelo tabagismo – atualmente exigidas no Brasil pelo Ministério da Saúde – e o selo da Receita Federal.

Ave brasileira considerada uma das mais raras do mundo é redescoberta 75 anos após o último registro comprovado da espécie

Pesquisadores estudam plano de conservação para a rolinha-do-planalto, espécie criticamente ameaçada de extinção (Foto: Rafael Bessa/ SAVE Brasil)

Um grupo de pesquisadores, com o apoio do Observatório de Aves - Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), anunciou recentemente para a comunidade de especialistas a redescoberta de uma das aves mais raras do mundo. Conhecida como rolinha-do-planalto, a Columbina cyanopisestá criticamente ameaçada de extinção. O último registro comprovado da espécie antes da redescoberta aconteceu há 75 anos, em 1941.

Nos últimos meses, os pesquisadores têm trabalhado simultaneamente no registro científico da redescoberta e em um plano de conservação, com o objetivo de assegurar a sobrevivência da ave no longo prazo. A rolinha-do-planalto, espécie exclusiva do Brasil, está ameaçada principalmente pela destruição do Cerrado brasileiro, seu habitat. Até o momento, os ornitólogos encontraram apenas 12 indivíduos da espécie.