quinta-feira, janeiro 02, 2014

Yane Marques, medalhista olímpica de pentatlo moderno, é entrevistada por Assis Ramalho

Yane Marques, em entrevista a Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Nesta quarta-feira, 01 de janeiro de 2014, a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez com exclusividade longa entrevista com a pernambucana Yane Marques, medalhista olímpica de pentatlo moderno(natação, hipismo, tiro, corrida e esgrima).

A entrevista que será postada na íntegra, em breve, aconteceu em Petrolândia na chácara do empresário José Sandes, onde foi realizada bonita festa de confraternização da família Sandes.

Entre suas inúmeras façanhas, a pernambucana sertaneja Yane Marques, que já percorreu praticamente o mundo inteiro, é a única detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno na América Latina e no Hemisfério Sul.

Acompanhe abaixo um pouco da rica história de Yane Marques:

Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, que  nasceu em Afogados da Ingazeira(PE) em 7 de janeiro de 1984 é uma pentatleta brasileira, única detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno na América Latina e no Hemisfério Sul.

Em 2011 tornou-se a número 3 no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Após os Jogos Olímpicos de Londres 2012, no qual obteve a medalha de bronze, passou a ser a número 2 do mundo, atrás somente da campeã olímpica Laura Asadauskaite, da Lituânia.

Em 2013 conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, disputado na cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Esta foi a primeira medalha de prata do Brasil na história da competição.

Yane Marques começou a carreira esportiva como nadadora no Clube Náutico Capibaribe, em Recife, para onde se mudou aos onze anos de idade. Descoberta sua vocação para o pentatlo, na primeira competição que participou já foi campeã de uma etapa do campeonato nacional, em Porto Alegre. Em 2006, venceu o Campeonato Sul-americano e, em 2007, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambos realizados no Rio de Janeiro. Esse último fato a tornou conhecida nacionalmente, devido ao feito alcançado ser em um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro.

Participou dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, onde ficou em 18º lugar geral no pentatlo moderno. Suas colocações nas cinco provas foram: 14ª lugar na esgrima, 6ª na natação, 33ª no hipismo, 7ª no tiro e 24ª na corrida.

Em 2011, Yane, que cursa Educação Física, atingiu a terceira colocação no ranking mundial do pentatlo moderno, a melhor posição já conquistada por uma atleta sul-americana no esporte.

Esteve nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, onde obteve a medalha de prata no pentatlo moderno. Yane reclamou da estrutura montada para as provas, classificando-a como "terrível". A medalha de ouro ficou com a norte-americana Margaux Isaksen, que viria mais tarde a ser a 4ª colocada do pentatlo moderno nas Olimpíadas de 2012.

Londres 2012
Participando do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Yane ficou em 6º lugar na esgrima, com 21 vitórias e 14 derrotas. Na natação, também ficou em 6º lugar com o tempo de 2m12s39, subindo para a 2ª colocação geral. Na terceira prova, de hipismo, Yane ficou em 9º lugar, e assumiu o 1º lugar geral junto com a lituana Laura Asadauskaite, líder do ranking mundial. Na última prova, o combinado de corrida e tiro esportivo, foi a primeira atleta a acertar os tiros e partir para a corrida, modalidade na qual acabou perdendo duas posições, para Laura Asadauskaite e para a número 7 do ranking mundial e atleta da casa Samantha Murray, terminando a disputa na terceira colocação, e ganhando a medalha de bronze. Foi a primeira latino-americana a ganhar medalha no pentatlo moderno na História dos Jogos Olímpicos: fora da Europa, apenas os Estados Unidos, a China e o Cazaquistão (país ex-integrande da União Soviética) têm alguma medalha neste esporte, que tem como nações mais vitoriosas a Hungria e a Suécia.

Principais resultados de Yane Marques:
Medalha de Ouro no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno 2007
Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007
18ª colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Medalha de Ouro no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno 2009
Medalha de Prata na grande final das etapas da Copa do Mundo 2009
Medalha de Prata nos Jogos Mundiais Militares 2011
Medalha de Ouro no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno 2010
Medalha de Prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011
Medalha de Bronze na grande final das etapas da Copa do Mundo 2012
Medalha de Ouro no Campeonato Francês de Pentatlo Moderno 2012
Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Medalha de Prata no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno de 2013

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Wikipédia/Yane Marques
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário