quinta-feira, abril 04, 2013

Petrolândia: Prof. Daniel Filho lança a quinta edição do projeto escolar "Integrando a Sétima Arte"

A Saga do Padre e da Moça, vencedor da edição 2011
Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho de Alcântara
Na terça-feira (02), o Prof. Daniel Filho, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, lançou a quinta edição do projeto escolar "Integrando a Sétima Arte", com reuniões para apresentação do edital a todas as turmas daquela escola. Entretanto, o projeto não é restrito à EREM Maria Cavalcanti Nunes. Turmas de alunos de outras escolas do município podem se inscrever.

O projeto é um concurso de filmes de curta-metragem, produzidos por turmas de alunos. Recebem troféus os vencedores de cada uma das 16 categorias avaliadas. Os filmes - com duração de 5 a 25 minutos - serão exibidos à comunidade posteriormente. Os roteiros podem ser baseados em obras da literatura brasileira ou ter roteiro original, de acordo com os critérios do Edital.

O projeto foi criado por Daniel Filho, sob o nome "Cinema em Cena", quando ele lecionava na Escola Santo Antônio, estabelecimento particular de ensino de Petrolândia, em 2008, e o regulamento previa adaptação de alguma obra literária para o formato curta-metragem. 

Ao tornar-se professor da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes, Daniel decidiu levar junto o projeto, cujo nome foi alterado para "Integrando a Sétima Arte", com o objetivo geral de "estimular a leitura e analisar a organização em grupo, aliado ao processo criativo dos jovens, a partir da adaptação de obras literárias brasileiras para o cinema no formato curta-metragem."

"Antes de ontem (dia 2) fiz a 'abertura oficial', apresentando o edital oficial em reunião com representantes de cada turma e optei por enviar o edital aos e-mails de professores que tenho contato e publicar no face (Facebook), para que saibam o formato do projeto sem precisar atrapalhar o andamento das aulas... Estou confiante para esse ano. Como disse aos alunos, depende (principalmente) deles manter o projeto vivo!", disse Daniel Filho no Facebook, comentando o lançamento da quinta edição do "Integrando a Sétima Arte". 

Parabéns a Daniel Filho pela excelente iniciativa. Desejamos que alunos de todas as nossas escolas participem do projeto. 

Para ler o edital e fazer download, clique aqui>Edital "Integrando a Sétima Arte V" (em PDF)
Para conhecer o projeto e acompanhar as notícias, clique aqui>Integrando a Sétima Arte

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Daniel Filho e leobrowm123.wix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário