28 setembro 2014

Estudantes da UPE Garanhuns participam do Projeto Colmeia


Uma das iniciativas de maior referência do Sesc Pernambuco, o Projeto Colmeia, aconteceu durante a sexta-feira (26) em Garanhuns. Mais de 50 serviços de saúde e cidadania, além de ações educativas e preventivas, foram ofertados à população na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Durante a ação, alunos dos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) ofereceram serviços à população.

Os estudantes de psicologia, além de atendimentos na área, ainda se movimentaram pela praça com cartazes coloridos: “Doam-se abraços”. O objetivo foi incentivar o afeto nas relações interpessoais. Já os estudantes de medicina fizeram atendimentos no stand da Universidade, contando com grande fluxo de pessoas durante todo o dia.

Desde 1988, quando, surgiu no Recife, o Projeto Colmeia já obteve cerca de um milhão de atendimentos. O interior recebe as ações desde 2003. A intenção é de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população.

Assessoria de Imprensa da UPE Garanhuns

Frente Popular faz o maior evento político que Camocim de São Félix já viu

Ex-prefeitos se unem no palanque de Paulo Câmara (Foto: Beto Figueroa)

À medida que se aproxima o dia da eleição, a campanha da Frente Popular vai quebrando recordes, por todo o Estado. Neste sábado (27), foi a vez de Camocim de São Félix fazer o maior ato político de sua história, para receber Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo Estadual, e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB). A onda amarela tomou conta das principais ruas do município, em uma gigantesca caminhada que uniu dois ex-prefeitos, Geovane Bezerra, o Neno (PR), e Vanderlande Bezerra (PSB), ex-aliados, hoje em grupos políticos diferentes.

"Quero agradecer a Neno e Vanderlande, que organizaram uma caminhada tão bonita e animada. Eles dão o exemplo, perceberam que a eleição municipal só deve ser discutida em 2016. Agora, em 2014, é o momento de decidir o futuro de Pernambuco", afirmou Paulo, ao avaliar que a dimensão do evento mostra que Camocim já fez sua escolha: quer que Pernambuco continue avançando no rumo certo, honrando o legado deixado pelo ex-governador Eduardo Campos.

A caminhada em Camocim teve um sabor especial para uma pessoa. Paulo, Fernando e o filho de Eduardo, Pedro, que acompanha a chapa majoritária pelo Agreste, neste sábado, pararam para abraçar o ex-vereador Zuzinha Neves, que observava na porta de Casa, com uma foto do ex-governador Miguel Arraes e uma bandeira do PSB. "Durante toda minha vida política, estive com Arraes. Agora, tenho a honra e a emoção de receber em minha casa seu bisneto e o homem que vai continuar o trabalho da Frente Popular de Pernambuco", comemorou Neves.

Paulo assume compromisso para o abastecimento de água em Panelas

Prefeito do PTB organiza grande ato para receber a Frente Popular (Foto: Aluísio Moreira)

Município com forte atuação na agricultura, Panelas recebeu do candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), o compromisso de resolver um de seus principais problemas. "Em 2015, estarei aqui, como governador, inaugurando a adutora que trará água da barragem de Panelas II. E Fernando Bezerra Coelho vai me ajudar, lá de Brasília, pressionando o Governo Federal a concluir a Adutora do Agreste, para resolvermos definitivamente o problema do abastecimento na região", garantiu o socialista, neste sábado (27).

O prefeito Sérgio Miranda, apesar de filiado ao PTB, organizou uma gigantesca caminhada para receber a comitiva da Frente Popular, que incluía Pedro Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos. Camisas e bandeiras amarelas tomaram conta das ruas do município, levando às ruas, janelas e calçadas os moradores da cidade, que declaravam a Paulo e Fernando seu desejo de ver Pernambuco continuar avançando no rumo certo.

"Sérgio não foi na onda dos outros. Desde o começo desta jornada está conosco. Isso muito me honra, porque não vou ganhar esta eleição a qualquer preço. Vou ganhar com as minhas ideias e com o time de pessoas que vai me ajudar a honrar o legado de Eduardo Campos", afirmou o candidato.

Bancários vão entrar em greve nesta terça-feira (30)


A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut) considerou insuficiente a nova proposta de reajuste salarial feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), neste sábado, e vai recomendar que os profissionais do setor rejeitem, em assembleias que irão ocorrer na segunda-feira à noite, os termos oferecidos pela federação. Nesse caso, a greve dos bancos teria início no dia seguinte, 30 de setembro.

Segundo a Contraf, nessa oitava rodada de negociações, a Fenaban elevou de 7% para 7,35% a proposta de reajuste salarial e de 7,5% para 8% o aumento do piso da categoria, o que significa um aumento real (acima da inflação) de, respectivamente, 0,94% e 1,55%. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 6,35% nos 12 meses encerrados em agosto. O modelo de pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) seria o mesmo do ano passado, mas agora com um reajuste de 7,35% nos valores.

— Essa proposta ainda é insuficiente. Não só na questão econômica, mas também insuficiente pela ausência de outros itens, como o fim das metas de vendas de produtos — disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Camaragibe veste o amarelo para gritar que está com Paulo

Socialista reforça compromisso de construir UPA e escola técnica no município (Foto: Wagner Ramos)

Faltam oito dias para a eleição e o pernambucano de todo o Estado faz questão de mostrar que está fechado com Paulo Câmara (PSB). Neste sábado (26), foi a vez do povo de Camaragibe soltar o grito de apoio ao socialista durante caminhada no bairro de Tabatinga. Uma multidão tomou as ruas, pintando de amarelo o caminho do candidato da Frente Popular ao Palácio do Campo das Princesas.

Emocionado e agradecido com a calorosa recepção, Paulo Câmara destacou que trabalhará muito pela população camaragibense. O socialista, que estava na companhia de Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), do prefeito Jorge Alexandre (PSDB) e de postulantes proporcionais, pontuou que município estará no foco do Governo do Estado.

"Vamos fazer muito em Camaragibe. Teremos muitas parcerias com o prefeito Jorge Alexandre. Vamos ter uma UPA (Unidade de Pronto-Atedimento), para ter um serviço de saúde mais humanizado", afirmou Paulo, reforçado o seu compromisso com a qualificação profissional. "O município vai ter uma escola técnica com cursos voltados para a população de Camaragibe", frisou.