segunda-feira, outubro 27, 2014

Primeira estação de bombeamento da Transposição já está funcionando em Floresta

A água já percorre 15 Km do canal da Transposição até a barragem de Areias, localizada em Floresta (PE). As duas bombas do Projeto de Integração do São Francisco estão em fase de teste até o fim do ano, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. (Fotos: Moreira Jr/MI)

A Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco já bombeia água do Velho Chico. Localizada em Floresta (PE), as duas bombas estão em fase de teste até o fim do ano, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. A água segue um percurso de 15 quilômetros, do Lago de Itaparica até o Reservatório Areias.

Cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. Além desses equipamentos, o ministério também realiza a interação entre os quadros de corrente de energia, softstarter (controle de corrente de energia dos motores), motores, bombas e válvulas.

Enchimento dos canais

A fase de testes de bombeamento ocorre após a abertura das ensecadeiras (barramento), que permitiu a entrada da água do rio São Francisco em cada um dos canais de aproximação, dos Eixos Leste e Norte, do empreendimento. O processo, iniciado em agosto, representa a primeira etapa de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O Projeto São Francisco apresenta 66,1% de execução física. Atualmente 11.455 trabalhadores atuam em sua construção. São 4.027 máquinas em operação ao longo dos 477 km de extensão das obras.

>Veja galeria de fotos.

Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário