segunda-feira, outubro 27, 2014

Compesa constrói nova adutora em Iguaraci e livra comunidade rural do colapso no abastecimento


Moradores do distrito de Jabitacá, no município de Iguaraci, no Sertão do estado, saíram do colapso do abastecimento graças a uma nova adutora construída pela Compesa. O ramal Picos/Poção, de 3,6 km, sai da adutora Rosário/São José do Egito e transporta a água até a estação elevatória da barragem de Poção, de onde é distribuída para o distrito. A obra começou a ser executada no início de outubro e levou 22 dias para ser concluída. O sistema livrou a população local de ficar sendo atendida por carros-pipa.

Os estudos para encontrar uma solução para garantir o abastecimento em Jabitacá começaram há alguns meses e foram feitos a tempo de minimizar os efeitos da estiagem no distrito. Ao perceber que a barragem de Poção, principal manancial que atende a localidade, não iria conseguir recuperar seu nível por conta da seca, a equipe técnica da Compesa agilizou a construção do ramal que capta água da adutora que abastece São José do Egito a partir da barragem do Rosário.

Com uma vazão de sete litros por segundo, suficiente para atender a população de 2.235 habitantes, a nova adutora está fornecendo água todos os dias ao distrito de Jabitacá. “A partir de novembro, quando o atendimento estiver regularizado, o distrito passará a ter água um dia para três sem água. Já Iguaraci recebe água diariamente”, explicou o Gerente Regional do Alto do Pajeú, Sérgio Bruno.

Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário