terça-feira, outubro 10, 2017

Índios fecham ponte de acesso a cidade de Paulo Afonso (BA)





Um grupo de índios de várias etnias participam na manhã desta terça-feira (10) de um protesto em Paulo Afonso (BA). Eles fecharam a ponte que dá acesso à cidade, de acordo com informações e fotos enviadas à nossa redação por estudantes que seguiam de Petrolândia para Paulo Afonso. O ônibus voltou para Petrolândia.

A polícia foi acionada e se dirigiu ao local do bloqueio para negociar com as lideranças indígenas.

Ocupação da sede da Funai em Paulo Afonso - Segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), no dia 3 deste mês, cerca de 200 indígenas ocuparam, por tempo indeterminado, a sede da Coordenação Regional do Baixo São Francisco do órgão indigenista, em Paulo Afonso (BA). "Somos contra indicação do PP para o cargo de coordenador. Se trata de uma interferência prejudicial aos povos que esta coordenação atende", declarou na ocasião um dos porta-vozes da mobilização, Ishô Truká. 

De acordo com o manifesto divulgado pelos povos que ocuparam a Coordenação Regional, "a consulta é um direito, e nós povos indígenas desta jurisdição não abrimos mão deste direito, haja vista, que em datas anteriores já havíamos entrado em acordo com a maioria dos povos indígenas dos dois (02) estados [BA e PE] e com a direção central da Fundação Nacional do Índio – FUNAI e Ministério da Justiça/MJ, para que pudéssemos propor a indicação do coordenador da nossa jurisdição".

O responsável pela indicação é o deputado federal Mário Negromonte Júnior, do PP baiano. O parlamentar indicou Edson Oliveira Maciel: quatro vezes vereador de Paulo Afonso, filiado ao PP e da base política de Negromonte Júnior. Ambos, deputado e ex-vereador, a não ser de maneira fortuita, por força de seus mandatos, nunca trataram da questão indígena. "Para completar, eles vêm com o Deus salvador deles para cima da gente. Sequer fomos consultados, não vamos aceitar", enfatizou  Ishô Truká, na semana passada.

Saiba mais
>Indígenas ocupam Coordenação Regional da Funai em Paulo Afonso contra nomeação de indicado do PP ao órgão

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Estudantes Paulo Afonso-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário