quarta-feira, novembro 12, 2014

Imagem de Petrolândia inspira crônica "História submersa" de Marcelo Coelho na Folha de S. Paulo de hoje

Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus na represa de Itaparica em Petrolândia-PE (Foto: Joel Silva/Folhapress)

A foto acima, tirada por Joel Silva para ilustrar reportagem da Folha de S. Paulo sobre a estiagem e transposição do rio São Francisco no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, foi publicada na capa da edição de domingo passado (09) daquele jornal. A imagem inspirou o jornalista Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha, a escrever a crônica "História submersa" em sua coluna desta quarta-feira (12). Confira a introdução e leia a crônica na íntegra clicando no atalho.

História submersa

O barco verde-claro, atravessado de banquinhos azuis, está parado num rio dividido ao meio. Do lago esquerdo, a água é mais escura do que o mar. Tudo é vermelho, como ferrugem ou folha morta, na diagonal que corta a foto à direita.

É que no rio se reflete a ruína de uma construção de tijolo, ritmada por janelas em forma de ogiva que lembram, justamente, a quilha de uns tantos barcos verticais. Acima da grande construção, que poderia ser confundida com uma arca de Noé recuperada de um naufrágio, o céu azul e cinza não promete chuva.

A fotografia de Joel Silva apareceu na primeira página da Folha de domingo, e retrata o reservatório de Itaparica, perto da cidade pernambucana de Petrolândia.


Notícia relacionada

Redação Blog de Assis Ramalho
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário