domingo, novembro 09, 2014

Petrolândia na Folha de S. Paulo: Testes com transposição do São Francisco preocupam comunidades

Capa da edição impressa da Folha de S. Paulo neste domingo (09)

A edição do jornal Folha de S Paulo deste domingo (09) traz na capa a imagem das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situadas na represa de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga), em Petrolândia. As ruínas normalmente semi-submersas no lago, estão expostas neste período em que o lago está com volume útil inferior a 20%. 

A foto de Joel Silva ilustra a matéria "Testes com transposição do São Francisco preocupam comunidades", reportagem de João Pedro Pitombo, enviado da Folha a Pernambuco.

Impulsionada por um sistema de quatro bombas – cada uma com peso equivalente a cem carros -, as águas do rio São Francisco molharam pela primeira vez os canais de concreto da transposição.

Mas a mesma água que começa a percorrer os canais do eixo leste chega fraca nos canos da irrigação das terras do produtor de alface Arilo Farias, 28, e está longe de atingir a casa de Carmélio de Souza, 46, que planta milho e feijão em seu quintal.

Os primeiros testes da transposição, iniciados há um mês, colocaram comunidades em rota de colisão. Enfrentando forte estiagem há quatro anos, moradores veem com ressalvas o desvio das águas, que, durante os testes, não servirá às comunidades.

A captação é feita num dos principais reservatórios do rio São Francisco, o lago de Itaparica, que está com apenas 15% do seu volume útil.

Em Petrolândia, sertão pernambucano, o medo é sentimento recorrente. No perímetro irrigado Icó-Mandantes, pequenos agricultores reduziram a plantação e estão perdendo a produção de coco, melancia, cebola e hortaliças.

Leia a matéria completa aqui>Testes com transposição do São Francisco preocupam comunidades

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário