domingo, outubro 26, 2014

Petrolândia tem eleições de segundo turno tranquilas

Simone Menezes encerra as eleições 2014 em Petrolândia: O último voto depositado na 2ª sessão da Escola Delmiro Gouveia foi da eleitora Simone Menezes, as 17 horas deste domingo.

Ao contrário do primeiro turno, quando foram registradas filas devido a dificuldades com relação à identificação biométrica (sistema que identifica os eleitores por meio das digitais), as votações do segundo turno para Presidência do Brasil em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foram tranquilas.

Durante todo o dia as votações nos colégios eleitorais foram marcadas, além da agilidade dos mesários, pela tranquilidade dos eleitores. Apesar de algumas pessoas terem esperado a abertura dos portões no início da manhã, as aglomerações logo acabaram após as 8h, quando as urnas começaram a receber os votos.

Ao lado da neta, a aposentada Raimunda Gonçalves, 71 anos, que vota na Escola Delmiro Gouveia disse que o reconhecimento das digitais foi rápido, na primeira tentativa, e não havia filas. Hoje passou de primeira. Já sabia qual era o dedo que não deu certo na última vez, e agora foi de primeira'' comemorou dona Raimunda.

Para Luana, que também vota na Escola Delmiro Gouveia, a demora no primeiro turno ocorreu devido à quantidade de candidatos a serem escolhidos pela população, e não a ineficiência dos mesários e do sistema biométrico, como foi dito por muitos. “Eram muitos números, as pessoas se confundiam'', avaliou Louana lembrando que no primeiro turno esperou na fila duas horas para votar,

Por volta das 15 horas a nossa reportagem fez visita aos principais locais de votação da cidade, e constatou que não havia nenhuma fila, pelo contrário, encontramos as salas vazias, e a maioria dos mesários a espera dos eleitores, que chegavam aos poucos.

Em conversa com a nossa reportagem, Amélia Parahym, servidora do Cartório Eleitoral de Petrolândia (70ª Zona Eleitoral do TRE-PE), se dizia surpresa com o clima de tranquilidade, mas também se mostrava preocupada com um possível número elevado de abstenção.  ''A gente fica feliz em ver que todos os eleitores estão votando com toda tranquilidade, sem nenhum problema, a biometria está funcionando, mas eu estou pressentindo que vamos ter muitas abstenção nas eleições do hoje'', avaliou Amélia.

No município de Petrolândia 21.552 eleitores estavam aptos a votar, mas de acordo com que Amélia Parahym já previa, apenas 18.759 compareceram as urnas neste domingo(26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário