segunda-feira, agosto 25, 2014

Petrolândia: SENAI conclui duas turmas do Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico





Foi concluído na sexta-feira passada (15) o Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico (Pedreiro de Acabamento), promovido pelo SENAI-Petrolina em parceria com a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O curso de qualificação profissional teve início no dia 28 de maio, com aula inaugural no Centro Cultural da cidade.

Com duas turmas capacitadas, a participação expressiva de mulheres foi um destaque na turma da tarde,com menos alunos e composta por iniciantes no ofício da construção civil, enquanto o turno da noite teve como integrantes, em sua maioria, profissionais da área e apenas uma mulher. Foi ministrante do curso o professor Pedro Paulo (Senai Petrolina), ministrante do curso.

Na confraternização de conclusão do curso, realizada no "canteiro de obras", Lúcia Xavier, integrante da turma da tarde, colheu a opinião dos colegas de capacitação.

Lindinalva, residente na Quadra 16, disse que já estava com saudade do curso. "Gostei muito, foi uma experiência nova, quero ter outras oportunidades de fazer novos cursos e estou com saudade".

Cremilda, moradora da Quadra 06, falou sobre o desafio. "Gostei muito do curso de (aplicação de) cerâmica. Pensei que era uma coisa mais difícil, mas vi que a mulher 'manda' tão bem quanto o homem pra assentar cerâmica".

Rejane mora na Quadra 04, declarou que "esse curso do SENAI é um curso superbacana, ótimo. O conselho que eu digo a todas as mulheres é que esse curso é não só pra homens, mas também para mulheres, porque nós somos iguais aos homens, e (devemos fazer) pra eles saberem que nós somos pessoas determinadas, que podemos colocar cerâmica tão bem como eles".

Rosineide Vicente, residente na Quadra 12, disse que fez o curso "para desestressar do trabalho de casa e como professora", e que vai usar os conhecimentos para fazer reformas em sua residência. "Gostei muito do curso, embora tantos Dorflex tomados, tanto gel passado, enfim o certificado!"

Luciano Rafael, o humorista da turma, mora na Quadra 02, disse que fez o curso para aprender mais. "É vivendo e aprendendo. Gostei muito do curso. É uma forma de trabalho digna e quem quiser me contratar, estou à disposição."

Morador da Quadra 09, Carlos Alberto também falou o que achou do curso. "Gostei do curso, foi um aprendizado e tanto durante estes três meses." Perguntado se pretende seguir na área, respondeu entre risos: "Sim, principalmente em casa".

Júnior Bartolomeu, residente na Quadra 14, pretende também seguir na área do curso. "Me inscrevi para aprender uma profissão nova e achei muito bom o curso. Espero que venham mais cursos, iguais a esse ou melhor."

As irmãs Elisabete e Veronice, apelidadas de "as gêmeas", fizeram juntas o curso. Moradora da Quadra 03, falou ao Blog. "A coisa mais importante que eu achei do curso foi ter aprendido as coisas que eu não sabia. Ter treinado (na prática) foi um desafio. Coisas que não acreditaram em mim, mas eu continuei. Eu mesma fiz o possível para acreditar em mim mesma, eu caprichei e consegui." Elisabete também disse que pretende seguir na área. "Não sei se eu vou conseguir, mas eu pretendo!"

O sr. Carlos, marceneiro, residente na Quadra 09, fugiu o quanto pôde de dar sua declaração, mas no final cedeu. "Eu estava com medo de fazer esse curso, porque não conhecia ninguém (da turma). Mas agora, que terminou, estou triste porque vamos nos separar. É uma turma muito boa, vou sentir falta. Gostei muito do curso".

Ver mais fotos>Curso de aplicação de revestimento cerâmico - SENAI

Redação
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário