quarta-feira, agosto 28, 2013

Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a Deputado Federal pelo PTB, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista Zeca Cavalcanti (PTB)
Fotos: Lúcia Xavier
No sábado passado (24), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, Dr. José Cavalcanti Alves Júnior, conhecido como Zeca Cavalcanti (PTB), ex-prefeito de Arcoverde em dois mandatos.

Zeca Cavalcanti é apontado como forte candidato à Câmara Federal, devido à força política demonstrada através da administração altamente aprovada e por ter eleito seu sucessor com ampla vantagem de votos, em 2012, quando passou a administração de Arcoverde para a prefeita Madalena Britto (PTB), que obteve 72,72% dos votos válidos (14.305 votos). Zeca Cavalcanti (PTB) conseguiu transformar Arcoverde, nos seus oito anos de mandatos, em uma cidade promissora e atrativa para novos investimentos, além de ter sido considerado o prefeito mais bem avaliado de Pernambuco.

Zeca Cavalcanti esteve em Petrolândia para prestigiar a Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na manhã do sábado, para conceder Título de Cidadão Petrolandense ao Senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Logo após a solenidade na Câmara Municipal, foi servido almoço de recepção ao novo cidadão petrolandense, na Chácara de Geraldo (Posto Rical). Na ocasião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou o ex-prefeito de Arcoverde.

Na entrevista Zeca Cavalcanti confirma que será candidato a deputado federal e já conta com o apoio de mais de dez prefeituras. Ele afirma que o Senador Armando Monteiro é uma pessoa preparada, com envergadura e estrutura política suficientes para disputar o Governo de Pernambuco, mas o condutor do processo de escolha será o governador Eduardo Campos.

Veja abaixo, na íntegra, a entrevista de Assis Ramalho com Zeca Cavalcanti, considerado pela maioria da população arcoverdense como o melhor prefeito da história de Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

Inicialmente, perguntamos a razão do sucesso nos seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Arcoverde. 

Zeca Cavalcanti: Assis, eu acredito que o sucesso se deve à nossa determinação, à nossa vontade e à nossa dedicação àquilo que nos propomos a fazer. Eu tive a satisfação, meu amigo Assis, de - por duas vezes - o povo ter me colocado (na Prefeitura) para administrar a minha terra (Arcoverde), que é a cidade onde eu nasci, é a cidade onde que eu amo, onde sempre vivi com a minha família, e que tive essa oportunidade ímpar de poder governar Arcoverde por duas vezes. Uma coisa que é muito importante, Assis, é que na primeira vez, no meu primeiro mandato, eu ganhei com apenas 51% dos votos válidos para governar o município. Na segunda vez eu tive a honra de ter sido reeleito com 75% dos votos válidos do povo da minha cidade, para eu governar por mais quatro anos. Ou seja, com o trabalho que nós realizamos nos primeiros quatro anos, nós conquistamos a confiança do nosso povo, e com essa determinação, que eu falei há pouco, nós conseguimos alcançar essa aprovação junto à população de Arcoverde. E, graças a Deus, hoje nós estamos sendo reconhecido, não só pela população de Arcoverde, como pela população de toda região do Estado.

Perguntamos se, após oito anos bem avaliados de gestão da Prefeitura de Arcoverde, não pensava em uma candidatura a deputado federal, por exemplo.

Zeca Cavalcanti: Assis, realmente (penso). Quando chegamos ao fim do nosso segundo mandato, as pessoas já começaram a fazer essas colocações (de uma possível candidatura a deputado federal), isso lá em Arcoverde. Mas, a partir daí, eu comecei a andar pelas cidades da nossa região, inclusive aqui no Sertão de Itaparica, e comecei a ouvir das pessoas essas colocações, para que a gente pudesse disputar um mandato lá na Câmara dos Deputados e, assim, representar não só o Estado de Pernambuco, mas acima de tudo o nosso Sertão, o Sertão do Moxotó, o Sertão de Itaparica e o Sertão Central, porque eu acho que os problemas dessas regiões são mais ou menos parecidos. Nós, que somos sertanejos e temos a sensibilidade para os problemas da nossa região, a gente pode pelo menos alcançar de forma mais rápida os desejos da nossa população. Então, a gente está com essa pré-candidatura. Estamos andando em todos os lugares. Estivemos neste final de semana na cidade de Jatobá e visitamos o nosso amigo e parceiro político, o nosso Robson Leandro (PT). Viemos aqui (em Petrolândia) visitar os amigos, o presidente da Câmara, Fabiano (Marques, do PR), o vereador Carlinhos (PTB), o vereador Noca (PPS) e demais lideranças políticas daqui, de Petrolândia. Então, eu fico muito feliz em estar, neste momento, concedendo uma entrevista para esse Blog, de grande envergadura no interior de Pernambuco, e também com essa fronteira, que aqui se faz, com a Bahia, Alagoas, Sergipe, e já alcançando e ultrapassando todas as fronteiras  dos estados. Portanto, Assis, voltando ao assunto, é uma candidatura que está sendo construída, é uma candidatura que a gente está colocando com muita humildade, para que a gente possa conquistar, principalmente, a confiança e a esperança dessas pessoas do nosso Sertão, para que a gente possa realmente consolidar essa candidatura. Muitas pessoas falam dizendo que Zeca já está eleito, mas eu acho que eleição todos os dias se constrói com muito cuidado, tendo-se acima de tudo muita humildade.

Perguntamos ao pré-candidato se já tem um número fechado de prefeituras que irão apoiar a sua candidatura:

Zeca Cavalcanti: Nós temos mais de dez prefeituras nos apoiando. Nós temos na nossa região a prefeitura de Pedra, a prefeitura de Poção, e, naturalmente, a Prefeitura de Arcoverde. Também temos o apoio da Prefeitura de Sertânia, de Paranatama, de Custódia, temos o nosso prefeito Robson Leandro (Jatobá). Enfim, nós temos andado em muitos pontos e, graças a Deus, nós temos conquistado apoios importantíssimos para que a gente possa chegar lá, na Câmara de Deputados, com uma força representativa dessa população. Nós também temos mais de trinta cidades, onde estamos trabalhando junto às lideranças, com discussões sobre os problemas dessas cidades. São mais de sessenta vereadores apoiando a nossa candidatura. Também há vários vice-prefeitos, ex-prefeitos e estamos fazendo parcerias com deputados estaduais. Temos o apoio do nosso Senador - com fé em Deus, o futuro governador de Pernambuco - o nosso líder do PTB de Pernambuco, Dr. Armando Monteiro. Temos o apoio do meu irmão, que é deputado estadual, Júlio Cavalcanti. Enfim, nós temos andado muito para que a gente possa plantar essa semente e colher os frutos em 2014, da melhor forma possível.

Perguntamos se está confiante de que Armando Monteiro será escolhido por Eduardo Campos para disputar o governo do Estado em 2014.

Zeca Cavalcanti: Armando Monteiro é uma pessoa muito calma, não é uma pessoa ansiosa e tem muita paciência para esperar o momento certo. Ele colocou, de uma forma muito legítima, Assis, o nome dele à disposição (de Eduardo Campos) para governar Pernambuco. Por quê? Por que ele é uma pessoa preparada, ele é uma pessoa que tem envergadura e uma estrutura política considerável, e ele faz parte da coligação (Frente Popular de Pernambuco), desde o segundo turno do primeiro mandato, da primeira disputa do governador Eduardo Campos. Ele tem sido muito leal ao governador, tem sido muito correto com o governador e, diga-se de passagem, o governador também tem sido assim com ele. Portanto, temos que esperar a hora certa, o momento certo, porque o governador é o grande condutor desse processo e ele vai decidir qual o caminho que deve tomar o Estado de Pernambuco. Mas nós sabemos que na política, Assis, as pessoas têm que ter vontade, têm que querer e acreditar, e isso o Senador tem, porque ele quer e acredita, e está credenciado para ser o governador de Pernambuco.

Perguntamos se Armando Monteiro como candidato a governador e Zeca Cavalcante, candidato a deputado federal, seria um dupla imbatível.

Zeca Cavalcanti: Não, Assis, imbatível não. A gente tem que ter muitos critérios e muito cuidado. Mas pra gente seria uma grande honra poder fazer uma campanha em que o cabeça de chapa, vamos dizer assim, seja uma pessoa das qualidades de Armando Monteiro. Pra mim seria interessantíssimo poder concorrer a minha primeira disputa legislativa, tendo Armando Monteiro na cabeça de chapa do governo. Mas é como eu disse, a gente tem que esperar e ter muita paciência. Dizer que seriamos imbatível, de jeito nenhum. Eleição, só depois de abrir as urnas é que a gente vai saber se as pessoas acreditaram no nosso projeto.

Agradecemos a atenção de Zeca Cavalcanti à nossa reportagem, parabenizamos o ex-prefeito pelos dois mandatos bem sucedidos em Arcoverde e desejamos boa sorte na sua nova caminhada política, deixando-o à vontade para as consideração finais da entrevista: 

Assis, eu é que lhe agradeço em ter essa satisfação de poder falar em um meio de comunicação, através da Internet, através dos meios digitais, de a gente poder se comunicar com você, que é uma figura simples, simpática e que coloca a notícia verdadeira em primeira mão. Então, eu só tenho a agradecer por essa oportunidade de bater esse papo, nesta tarde de sábado tão gostosa aqui em Petrolândia.

Notícias relacionadas(clique):
>Senador Armando Monteiro é entrevistado por Assis Ramalho
>Câmara de Petrolândia concede título de cidadão honorário ao Senador Armando Monteiro


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário