terça-feira, abril 09, 2013

Assis Ramalho entrevista Ranilson Ramos, Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco

Durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura e da Pesca Artesanal, realizado na última sexta-feira (05) no município de Jatobá, a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado de Pernambuco, Ranilson Ramos.

Nesta entrevista exclusiva a reportagem do Blog de Assis Ramalho, que também foi transmitida pela Rádio Bahia Nordeste(RBN) de Paulo Afonso dentro do Programa jornalistico Primeira Hora,com o radialista Marcelo França, o Secretário Ranilson Ramos fez elogios à estrutura encontrada no município de Jatobá, em relação ao lançamento do Plano de desenvolvimento da Piscicultura e da Pesca Artesanal:
 ''Que bom que se em todos os lugares em que eu chegasse em Pernambuco eu recebesse, além das demandas espontâneas, uma proposta já pré-elaborada, como a que o prefeito Robson apresentou hoje", disse Ranilson.



Na entrevista, o secretário Ranilson Ramos diz que o Estado vai implantar em Petrolândia, ainda este ano, um Escritório ProRural: "Na verdade, Assis, eu hoje passei em Petrolândia e tomei café com Lourival Simões, e a gente começou a discutir a incorporação não só de Petrolândia, como de todos os municípios da região. Nós vamos implantar em Petrolândia, até o final do ano, o primeiro Escritório ProRural, que é a unidade técnica do ProRural que nós deveremos implantar até o final do mês,  para que o ProRural tenha uma representação, uma unidade técnica aqui na região de Itaparica.''

Ranilson Ramos fala da sua possível saída da Secretaria da Agricultura para ir para o TCE: 
''Na verdade, Assis, esse é um assunto que está sendo discutido dentro da Assembléia Legislativa do estado de Pernambuco. Essa vaga pertence à Assembleia. O meu nome está sendo discutido pelo conjunto dos 49 deputados. Evidentemente eu estou à disposição da Assembléia Legislativa, e se ela entender que o nosso nome é o nome que deve ir para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), nós estaremos à disposição''.

Acompanhe abaixo, na íntegra, a entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho:
A nossa reportagem quis saber a opinião do Secretário em relação ao plano de desenvolvimento da piscicultura e da pesca artesanal, direcionado pela prefeitura de Jatobá aos agricultores familiares do município. Disse ele: 

''Eu quero ressaltar a importância de chegar em Jatobá e encontrar uma proposta de um plano de desenvolvimento de uma cadeia produtiva que, sem sombra de dúvidas, é de maior importância para a região de Itaparica, que é a pesca artesanal e a piscicultura. Que bom que se em todo os lugares em que eu chegasse em Pernambuco eu recebesse, além das demandas espontâneas, uma proposta já pré-elaborada, restando apenas alguns reajustes, algumas pesquisas, como a que o prefeito Robson apresentou hoje, com relação a implantar aqui um polo de comercialização e distribuição nesta região. O governador Eduardo Campos tem orientado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária que a gente abra a diversificação de diversas cadeias produtivas nas diversas regiões. Se a gente tem aqui, na região de Itaparica, essa grande vocação pela pesca artesanal e pela piscicultura principalmente, a gente também tem aqui bem pertinho, na cidade de Inajá, a irrigação, que é outra cadeia construtiva que a gente quer se aprofundar bem. Portanto, aqui em Jatobá vamos incrementar inicialmente para a composição desse plano, e vamos celebrar através da Secretaria de Agricultura e o prefeito do município, para a elaboração final. Depois vamos apresentar ao governador Eduardo Campos investimentos dentro de um programa de financiamento, que a gente contratou no ano passado no Banco Mundial, que é o PRS (Pernambuco Rural Sustentável ), com um investimento de R$ 5 milhões, a ser feito nos anos de 2013 e 1014 para a estruturação da cadeia produtiva da pesca e da piscicultura.

A nossa reportagem quis saber do secretário se ele também trazia  boas notícias para o município de Petrolândia na sua visita ao sertão.

''Na verdade, Assis, eu hoje passei em Petrolândia e tomei café com Lourival Simões e a gente começou a discutir a incorporação não só de Petrolândia, como de todos os municípios da região. Petrolândia também tem outra vocação como, por exemplo, a irrigação. Nós vamos implantar em Petrolândia, até o final do ano, o primeiro Escritório ProRural, que é a unidade técnica que nós deveremos implantar até o final do mês, para que o ProRural tenha uma representação e uma unidade técnica aqui na região de Itaparica. Portanto a gente está cuidando de estruturar o ProRural na região de Itaparica, no sentido de incentivar as cadeias produtivas da região''.

Perguntamos ao Secretário sobre o prolongamento da seca: 

"Infelizmente a gente continua com o prolongamento da estiagem. Mas quero lhe dizer a você, Assis, que nesse momento ruim, que a gente está vivendo em Jatobá e demais municípios, nós estamos exercitando práticas de implementação de tecnologia de convivência com o semiárido. É preciso que a gente descubra essas tecnologias da piscicultura aqui na região de Itaparica, como forma de dar ao homem e à mulher que aqui mora, as condições de ter um desenvolvimento de uma cadeia produtiva. Agora mesmo, Assis, o governador Eduardo Campos encaminhou para a Assembléia Legislativa, e a Assembléia já aprovou, e o governador já sancionou o primeiro Plano de Diretriz Básica de Convivência do Povo com o Semiárido Pernambucano. Pernambuco foi o primeiro estado do Nordeste a sancionar essa importante lei. Com a pesca, a gente vai viver eternamente sem depender desta história do circulo de estiagem ou de chuva.

A nossa reportagem perguntou sobre a sua futura saída da Secretaria de Agricultura para ocupar a vaga do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), substituindo Romário Dias:

''Na verdade, Assis, esse é um assunto que está sendo discutido dentro da Assembléia Legislativa do estado de Pernambuco. Essa vaga pertence à Assembleia. Mas o meu nome está sendo discutido pelo conjunto dos 49 deputados, para que a gente possa ser apreciado pelo plenário da casa para essa vaga, (discussão) que ocorrerá agora no início de maio. Evidentemente eu estou à disposição da Assembléia Legislativa, e se ela entender que o nosso nome é o nome que deve ir para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), nós estaremos à disposição''.

Já na certeza que Ranilson irá compor o TCE, a reportagem do Blog de Assis Ramalho parabenizou os excelentes trabalhos do Secretário à frente da pasta de Agricultura, e aproveitamos para lhe agradecer pela carinhosa atenção que o Secretário sempre teve, nas várias entrevistas concedidas durante esse longo período, à reportagem de Assis Ramalho (rádio e Blog).

Em tom de despedida da Secretaria de Agricultura, o Secretário disse:

''Eu quero agradecer a você, Assis, e a todos os seus ouvintes de rádio e aos seus leitores do Blog, onde você trabalha com tanta eficiência. Quero aproveitar aqui para registrar que, desde 2006 quando aqui chegamos com o pré-candidato a governador, Eduardo Campos, que você, Assis, tem dado total cobertura às nossas passagens aqui pela região. Eu quero abraçar a todos de Jatobá, Petrolândia e região, através dos seus ouvintes do rádio e do seu Blog. Muito obrigado, Assis! Deus lhe pague. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário