quinta-feira, outubro 18, 2012

Petrolândia: Rumores e especulações para as eleições municipais de 2016


Mais uma eleição municipal se passou, no último dia 7, e em Petrolândia a oposição novamente não obteve êxito para conquistar a prefeitura. 

A última vez que um candidato de oposição à prefeitura foi bem sucedido aconteceu em 1992. O então oposicionista, Amadeu de Souza ganhou as eleições do prefeito José Dantas de Lima, que naquele ano indicou Marcos Montilla para concorrer à sua sucessão. Após a expressiva vitória de Amadeu, nenhum outro candidato a prefeito apoiado pela oposição foi eleito.

Desde a finalização da apuração das urnas em 2012, é difícil imaginar um futuro promissor para a oposição em Petrolândia, projetando-se as eleições de 2016. Obviamente, muitas águas ainda vão rolar por baixo da ponte nos próximos quatros anos e, como todos sabem, política é igual a futebol: tudo pode acontecer até o último minuto de jogo. 

Mas depois dessa eleição, ficou bem claro que se a oposição de Petrolândia sonha em ganhar a prefeitura em 2016, terá que passar por uma grande reciclagem. Entre os candidatos que disputaram as eleições deste ano, ficou bem claro que dificilmente Domingos Sávio (PSL) ainda terá fôlego e cacife para chegar forte em 2016, o mesmo acontecendo com Cícero Moura (PDT).

Em se tratando de outras lideranças, que estiveram ao lado da oposição nesta campanha, a princípio é improvável que algum deles consiga se fortalecer e chegar com reais chances de levar a eleição. Uma das exceções seria o empresário Armando Rodrigues, mas dificilmente ele irá voltar a aceitar esse desafio até lá. Assim, é fácil perceber que o rumo da oposição, em Petrolândia, é bastante obscuro. 

Como eu disse no início, em política e futebol tudo pode acontecer, mas uma possível reviravolta tornou-se missão quase impossível após os resultados dessa eleição. Enquanto a oposição, neste exato momento, ficou sem rumo e com poucas opções para trabalhar visando 2016, a situação do governo municipal parece bem tranquila. Lourival Simões (PR) obteve seu segundo mandato de prefeito em 2012 e não poderá mais se candidatar em 2016. Porém, sobram opções viáveis para sua sucessão, e a mais provável é o ex-prefeito Marcos Antonio de Souza (PPS). Dr. Marquinhos saiu bastante fortalecido dessa eleição, inclusive tendo sua esposa, Janielma Souza (PPS), como vice-prefeita no próximo mandato de Lourival Simões. Há quem arrisque dizer, inclusive, que Jane será sucessora de Lourival ainda no próximo mandato, visto que novos desafios aguardam o atual eleito. Se assim for, Janielma Souza será a primeira mulher prefeita de Petrolândia.

Assim, Dr. Marcos nos parece, ainda, o nome mais provável para 2016, mas outras opções poderão surgir até lá. Alguém com certeza vai achar que é exagero escrever sobre o assunto agora, antecipando as eleições de 2016. Mas no Brasil, eleição e carnaval é assim mesmo: um dia após o término de uma edição, já se começa a especular a próxima.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário: